logo paraiba total
logo paraiba total

Sertão Empreendedor realiza ‘Dia de campo’ em Juazeirinho

8 de julho de 2014

Dentro do programa Sertão Empreendedor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), promovem um “Dia de campo” em Juazeirinho, nesta quinta-feira (10). O encontro reunirá a partir das 9h30, cerca de 50 produtores de regiões vizinhas para mostrar os benefícios da utilização da barragem subterrânea. Além disso, será realizada uma colheita de sorgo forrageiro que foi plantado na área da barragem para produção de silagem nos métodos cincho e trincheira, comprovando a eficácia desta tecnologia.

Durante todo o dia os produtores se reunirão na Fazenda Pendência, do produtor José Odon. No local, terão a oportunidade de assistir uma “aula prática” sobre como implantar uma barragem, sua utilização e qual a quantidade necessária para o plantio. Para o produtor José Odon, que instalou a tecnologia há quatro meses, mesmo no período de estiagem, sua barragem atenderá o rebanho de 300 caprinos e ovinos. “Vamos mostrar como o resultado tem sido positivo”, disse.

O evento faz parte de uma das linhas de ação do Sertão Empreendedor, em que os produtores que aderiram, são alertados sobre a reserva estratégica de água das chuvas. Para o coordenador do programa na Paraíba, Johnbel Paiva, a tecnologia muda a realidade de várias pessoas que necessitam da água para produzir. “Estamos levando a solução para os períodos de estiagem. Não podemos deixar que os problemas da nossa região continuem atingindo quem vive da criação de animais e agricultura”, resumiu.

O Sertão Empreendedor iniciou no segundo semestre de 2013 oferecendo novas tecnologias e qualificação profissional para as cadeias de bovinocultura e caprinocultura de leite em Cajazeiras, Catolé do Rocha, Piancó, Santa Luzia, Juazeirinho e Campina Grande. A partir de agosto, o projeto abrangerá avicultura alternativa e suinocultura e serão realizadas 18 turmas que beneficiarão 360 produtores. O programa tem duração de quatro anos e a meta é atingir 43 municípios em todo estado até 2017, o que vai gerar maior produtividade, empreendedorismo e mudança de atitude.