logo paraiba total
logo paraiba total

Produtores rurais recebem orientações sobre convívio com a seca

9 de julho de 2014

O Programa Sertão Empreendedor irá desenvolver diversas ações até o final do ano para que produtores rurais de todas as microrregiões do Estado possam aprender técnicas de convivência com a seca, como a construção de barragens subterrâneas, preparação de reserva estratégica de alimentação animal, produção de palma forrageira e aquisição de noções de empreendedorismo e higienização. Nesta quinta-feira (10), a partir das 9h30, o programa promove um “Dia de campo” na cidade de Juazeirinho. A próxima reunião de apresentação das soluções para a seca será na cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano, nesta terça-feira (15).

O programa difunde maneiras de desenvolvimento sustentável e aplicação de novas tecnologias de convivência com a seca, atendendo a 120 produtores rurais desde 2013. A partir  deste ano, o trabalho de conscientização e adesão ao programa deverá agregar mais de 200 produtores.  Campina Grande já recebeu a mobilização no início do mês.

As mobilizações seguem por mais 12 cidades, totalizando 18 até o final do ano, mas iniciaram no ano passado em apenas seis municípios. Em Boqueirão, a reunião servirá para apresentação da proposta do projeto a cerca de 50 produtores, servindo também de sensibilização para futuras adesões e novas parcerias. O local possui grande concentração de bovinocultores leiteiros e avicultores. Já os participantes de Campina Grande foram bovinocultores e caprinocultores de leite.

“Levaremos a todas as cidades uma apresentação do escopo geral do projeto, além das capacitações. Será uma exposição de tecnologias e métodos para produção no semiárido”, explicou o gestor do projeto de Leite e Derivados do Sebrae Paraíba, Rodrigo Azevedo. As alternativas para superar a falta de chuvas nas regiões e ensinar a conviver de maneira produtiva com essa realidade são ações do programa para uma mudança de comportamento.

Segundo o coordenador do programa na Paraíba, Jonhbel Paiva, as mobilizações são essenciais para manter o produtor ativo e convivendo com a seca. “Mostramos que é possível investir em técnicas específicas para o nosso clima, solo e falta de chuvas. A prova do sucesso do Programa é que iniciamos em apenas seis municípios e a partir de julho deste ano dobramos o número de cidades e agregaremos mais produtores até o final do ano”, disse.

Em 2013, o Programa incluiu as cadeias produtivas de bovinocultura e caprinocultura de leite nas cidades de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Piancó, Santa Luzia, Juazeirinho e Campina Grande. Já este ano, há a necessidade de inserção de novas cadeias, como avicultura alternativa e suinocultura, por causa da demanda de cada região. O Programa Sertão Empreendedor é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) e Sebrae Paraíba.

Alternativas – Cerca de 50 produtores de regiões vizinhas a Juazeirinho verão os benefícios da utilização da barragem subterrânea nesta quinta-feira (10). Além disso, será realizada uma colheita de sorgo forrageiro que foi plantado na área da barragem para produção de silagem, comprovando a eficácia desta tecnologia. Durante o dia, eles se reunirão na Fazenda Pendência, do produtor José Odon, onde terão aula prática sobre como implantar uma barragem. Para o produtor José Odon, que instalou a tecnologia há quatro meses, mesmo no período de estiagem, sua barragem atenderá o rebanho de 300 caprinos e ovinos.

O Sertão Empreendedor tem duração de quatro anos e beneficiará 43 municípios na Paraíba até 2017. No final, o programa vai gerar maior produtividade, empreendedorismo e mudança de atitude em mais de 750 produtores rurais.