logo paraiba total
logo paraiba total

Sousa também comemora 160 anos de emancipação política nesta quinta-feira (10)

10 de julho de 2014

Conhecida como “Cidade Sorriso”, Sousa é outro município paraibano que está em festa nesta quarta-feira (10), celebrando seus 160 anos de emancipação política. A cidade, que também se destaca com a descoberta de petróleo em suas terras e pela existência do Vale dos Dinossauros, um dos mais importantes sítios paleontológico onde se registra a maior incidência de pegadas de dinossauros do mundo, está localizada no Sertão paraibano.

O município que está a 438 km de distância da Capital, encontra-se com toda sua área territorial inserida na sub-bacia do Rio do Peixe, pertencente à bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu. O seu principal açude é o São Gonçalo, situada no distrito homônimo, com capacidade para 44,6 milhões de metros cúbicos de água e que abastece a sua população estimada em 68.030 habitantes, distribuidos em uma área territorial de 738,5 km2.

A economia da cidade é bastante diversificada, embora tenha o setor de serviços o maior responsável pela arrecadação de impostos no município. A cidade se destaca também na produção de coco, considerada melhor água de coco do Brasil. Contudo, a produção de coco da cidade contribui apenas em 1% da produção nacional gerando uma receita bruta de R$ 5.700.000,00 reais, o que situa Sousa na 15ª posição entre as regiões produtoras de coco do Brasil. 

Ainda no ramo agrícola, a localidade desenvolve o projeto do Perímetro Irrigado das Várzeas de Sousa, que conta com inovação produtiva no setor biodinâmico, em projetos de grande e pequeno porte. No Ramo industrial Sousa se destaca como uma das cidades mais industrializadas da Paraíba, com pouco mais de 164 pequenas indústrias.

Sousa conta com o Centro Cultural Banco do Nordeste, um grande equipamento financiado pelo Banco do Nordeste, que se compara ao dos grandes centros e conta com biblioteca, biblioteca virtual, teatro e cinema.

O Futebol é o principal esporte da localidade, que realiza campeonatos no Estádio Municipal Governador Antônio Mariz – O Marizão, que leva o nome de um dos seus filhos mais ilustres (In memorian).