logo paraiba total
logo paraiba total

Equipes montarão robôs para competição durante a RoboCup 2014

11 de julho de 2014

A RoboCup 2014, que acontecerá entre os dias 19 e 25 de julho em João Pessoa, terá como uma das suas competições a RoboParty, um evento educativo e pedagógico que reúne em cada equipe um adulto e três jovens que por três dias vão ensinar as pessoas a construir robôs autônomos móveis de maneira simples e divertida. Cada uma das 50 equipes poderá levar os robôs para continuar a aprendizagem na escola ou em casa. Na robôs autônomos  cada equipe levará um computador portátil para programar o robô. A Roboparty vai ser realizada de 21 a 23 de julho.

De acordo com os organizadores, o evento começa com uma sessão de formação sobre “como soldar componentes eletrônicos”, seguido de “como montar a placa de circuito impresso”. O próximo passo é “como montar a mecânica”, e eles vão passar 2 a 3 horas de montagem mecânica do robô. Após a montagem, os estudantes representantes de vários países vão aprender “como programar o robô.” O treinamento em programação fornece muitos exemplos. Os participantes são apoiados o tempo todo por voluntários bem treinados – os chamados “tutores”. Normalmente um tutor cuida de uma “ilha” de 4 mesas (4 equipes).

Participantes – Cada equipe deve trazer um computador portátil para a programação do robô. O software necessário para programar o robô é Arduino IDE e é gratuito e está disponível na Internet (http://arduino.cc/en/main/software).

O ROBÔ: Bot’n Roll ONE Um Kit robótico com seguidor de linha. O kit é uma plataforma Open Source e é o resultado de 8 anos de constante evolução, e foi projetado especificamente para RoboParty tendo em conta a sua finalidade principal, que é ensinar as principais áreas de robótica (eletrônica, mecânica e programação) durante tarefas montados , como componentes de solda, montados mecânica e programação do robô.

Este kit robótico inclui um sensor de linha seguidor ! O Bot’n Roll ONE A plataforma é compatível com um fio, I2C, SPI e quaisquer dispositivos compatíveis escudos Arduino Uno disponíveis.

O software Arduino IDE padrão é usado para programar o robô. Muitos exemplos de código fonte são fornecidos aos participantes pela equipe, e muitos outros também estão disponíveis na internet.

Desafios – Depois de construir o robô e programá-lo, os jovens têm oportunidade de testar o seu hardware/software, para comparar os seus robôs com outras equipes, para aumentar a sua motivação para prosseguir a sua aprendizagem em robótica e experimentar a participação em desafios semelhantes às ligas RoboCupJunior. Três desafios diferentes são recomendados: evitar obstáculos, Dance, e Raça da Liga dos Campeões. As melhores equipes de cada Desafio receberão prêmios especiais. Todos os participantes receberão certificado.

RoboCup – A RoboCup 2014 acontecerá pela primeira vez na América do Sul, no período de 19 a 25 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa “Poeta Ronaldo Cunha Lima. O evento reunirá 400 equipes, cerca de 4 mil crianças e adolescentes de 45 países, construindo e jogando com robôs em várias modalidades da robótica.