logo paraiba total
logo paraiba total

Juarez Távora comemora seus 55 anos de emancipação política nesta quarta-feira (16)

16 de julho de 2014

Conhecida como “A Terra do Labirinto”, a principal peça de seu artesanato local, Juarez Távora, celebra nesta quarta-feira (16), 55 anos de emancipação política.  Situada na Microrregião de Itabaiana, a 75 km da capital paraibana, ela foi elevada a categoria de município pela Lei Estadual de Nº 2.146/1959, quando foi desmembrada de Alagoa Grande.

Nos seus primórdios era chamada de Vila de Água Doce, em virtude da existência de água potável em abundância, e a mudança posterior no seu nome surgiu de um movimento dos seus habitantes após a vitória da revolução de 1930, com a finalidade de homenagear o militar Juarez Távora, que participou da revolução que levou Getúlio Vargas ao poder.

Sua população em 2012 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 7.550 habitantes, distribuídos em 82 km² de área territorial. 

Na economia, Juarez Távora destaca-se pela produção de peças de couro destinadas ao uso dos vaqueiros da região e pela agricultura familiar. No passado a localidade contou com uma usina de descaroçamento de algodão, para aproveitar, tanto a cultura explorada na época, quanto à mão-de-obra existente no local.