logo paraiba total
logo paraiba total

Pesquisa da PBTur pede que visitante da RoboCup avalie estrutura turística

21 de julho de 2014

Durante a realização da RoboCup em João Pessoa, no Centro de Convenções, técnicos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e outras entidades vinculadas ao turismo irão aplicar uma pesquisa junto aos turistas e participantes do evento. A expectativa dos organizadores é que a competição de robótica, que começou no sábado (19) e reúne 400 equipes nacionais e estrangeiras, atraia um público estimado em 60 mil pessoas até a sexta-feira (25).

O objetivo da pesquisa é fazer um perfil sócio-econômico do visitante/turista da Robocup. Deverão ser aplicados cerca de mil questionários que irão identificar a renda, formação e a origem do entrevistado. Desta segunda-feira (21) até a quinta-feira (24) duas equipes formadas por técnicos bilíngues abordarão as pessoas que estiveram acompanhando as competições de robótica.

A divulgação dos resultados da pesquisa deverá ocorrer somente em agosto, após tabulação dos dados. O resultado irá ajudar as entidades ligadas ao turismo a definirem estratégias e ações para a captação de eventos corporativos para o Centro de Convenções e para a capital paraibana de forma geral.

Abertura – A abertura oficial da Robocup ocorreu no domingo (20). Na ocasião, os grupos fizeram os últimos ajustes técnicos, submetendo os equipamentos a testes, análise de configurações e credenciamento. O evento reúne mais de 400 times inscritos, que somam 4 mil competidores de 45 países.

Organização nacional e internacional – O projeto é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que para as competições de robótica é uma instituição equivalente à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.

No Brasil, o campeonato é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com dezenas de universidades brasileiras e mais de 400 professores voluntários, com o apoio do Ministério do Turismo.

Paraíba apresentou melhor infraestrutura – A Paraíba foi escolhida como sede do evento por possuir infraestrutura adequada para receber o torneio. A RoboCup exige da sede uma série de atributos técnicos específicos para suportar todo aparato tecnológico do campeonato.

O Centro de Convenções na Paraíba, segundo a coordenação da competição, reuniu as condições ideais para acomodar turistas e profissionais da robótica de todo o mundo.