logo paraiba total
logo paraiba total

Pombal comemora nesta segunda-feira (21) seus 152 anos de emancipação política 

21 de julho de 2014

Segunda maior cidade do Estado, com 889 km² de extensão territorial,  Pombal, comemora nesta segunda-feira (21) 152 anos de emancipação política. Elevada à categoria de cidade por meio da Lei de Nº 68/1862, a localidade, que fica a 371 km de João Pessoa, tem uma taxa de crescimento anual de 1,86%, possui o 15º maior IDH da Paraíba, e a expectativa de vida no município é em média 66,2 anos. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, sua população era estimada em 32.443 habitantes. Possui 721 estabelecimentos comerciais e um campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com os cursos de Engenharia Ambiental, Agronomia, Engenharia de alimentos. A sua economia é baseada na agricultura, comércio interno e algumas pequenas fábricas. 

O município encanta visitantes de várias localidades do país com a bela arquitetura de seu centro histórico. Há vários monumentos e edifícios históricos na cidade, como a Casa da Cultura, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso e a de Nossa Senhora do Rosário, além da Praça Centenária, da Coluna da Hora, do Cruzeiro, e do Coreto.

A localidade também se destaca na Comunicação, onde conta com cinco rádios: Rádio Liberdade (96FM), Rádio Maringá (98 FM), Rádio Comunitária Opção (104 FM), Rádio Bonsucesso Católica (1.180KHZ) e a extinta Rádio Maringá AM.

Anualmente, duas festas movimentam a economia e o lazer da cidade, o Pombal Fest, que ocorre no mês de Julho, em comemoração ao aniversário da cidade, em formato de carnaval fora de época; E a Festa do Rosário, que ocorre em outubro, sempre nas primeiras semanas do mês, estendendo-se aproximadamente até o Dia das Crianças.