logo paraiba total
logo paraiba total

Paraibanos são destaque na categoria Júnior da RoboCup 2014

22 de julho de 2014

No primeiro dia de competições, a Paraíba é um dos destaques na categoria RoboCup Júnior do campeonato mundial de robótica. A equipe, que foi campeã nacional no ano passado, convoca a população para fazer parte da torcida. A performance dos robôs paraibanos inclui ritmos como forró, samba, frevo e hip hop. Na Paraíba, o evento, que acontece no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima até sexta-feira (25), tem o apoio do Governo do Estado. 

Para a coordenadora de robótica do município de João Pessoa, Sineide Andrade, a Paraíba é um dos times com boas chances de ser campeão. “São 12 países disputando. Nós jogamos hoje e também vamos jogar amanhã. A final é na quarta e quinta-feira. Acho que temos muita chance de vencer. Pesquisamos vídeos de apresentações em outros mundiais e estamos bem preparados”, afirmou. “Convidamos as escolas e a população em geral para vir torcer e nos dar uma força”, convocou. 

A equipe paraibana seria a única a representar o País na categoria dança, dentro da modalidade RoboCup Júnior. Porém, como o campeonato está sendo realizado no Brasil, os dois outros grupos que ficaram em segundo e terceiro lugar na etapa nacional também puderam concorrer na fase internacional, realizada em João Pessoa. 

O objetivo da modalidade RoboCup Junior é incentivar noções de robótica para as crianças de escolas primárias e secundárias. Também é voltada a alunos de graduação que não têm os recursos para disputarem ligas consideradas mais avançadas. 

A equipe paraibana possui sete alunos, todos da rede pública de ensino de João Pessoa. Mais seis robôs completam o time. O ensino de robótica foi introduzido na rede pública municipal em 2007. Ele é utilizado como ferramenta para auxiliar as demais disciplinas e também como atividade extra classe. 

Visitação pública de 21 a 24 de julho – O acesso do público à RoboCup 2014 está liberado até quinta-feira (24), sempre das 9h às 18h, quando acontecem as disputas entre as equipes. Otorneio envolverá competições em cinco categorias principais, ou ligas – Soccer (Futebol), Rescue (Resgate), Home (Lar), Work (trabalho) e RoboCup Junior. Nelas são incluídos jogos e demonstrações. Os ônibus que fazem a linha Cabo Branco estenderão sua rota até o local do evento para facilitar o deslocamento dos visitantes. 

Também durante esse período, alunos do ensino fundamental e médio que nunca tiveram acesso ao conhecimento de robótica poderão aprender a montar seu próprio robô graças ao curso intensivo RoboParty, oferecido pela primeira vez dentro da programação da RoboCup. Professores portugueses, que desenvolveram esse projeto educacional, estão na Paraíba para ministrar a oficina com kits educacionais que incluem peças para a montagem do robô. Os participantes já foram inscritos previamente. 

Outro destaque é o Workshop de Robótica Educacional, cuja programação está dividida em palestras, oficinas, mini-cursos e visitas. A atividade é direcionada a qualquer pessoa interessada. Entretanto, o foco principal é apresentar a professores o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas universidades, promovendo assim a robótica na educação básica. As inscrições também já então encerradas. 

A sexta-feira (25) é o último dia do torneio. Nesta data, não haverá visitação pública, pois será dedicada a workshop e simpósio. 

Organização – O campeonato de robôs é um projeto organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que equivale à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial. 

No Brasil, o torneio é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com dezenas de universidades nacionais. Também há empenho de mais de 400 professores voluntários, com o apoio do Ministério do Turismo. Ao todo, são mais de 400 times inscritos, que somam 4 mil competidores de 45 países. O evento começou no sábado (19).