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Juizados dos aeroportos atenderam mais de 20 mil demandas no 1º semestre

22 de julho de 2014

Os juizados especiais instalados nos aeroportos brasileiros realizaram, de janeiro a junho deste ano, 20.778 atendimentos, o que representa 52% a mais (7.142) das demandas registradas no primeiro semestre de 2013. Só em junho – período de realização da Copa do Mundo Fifa 2014, quando o Poder Judiciário instalou juizados nos 11 estados-sede do Mundial e no Distrito Federal –, o serviço especial atendeu 4.410 demandas (números ainda preliminares).  

No mesmo período do ano passado, o número de atendimentos alcançou 13.636 demandas. Esse levantamento referiu-se aos registros dos aeroportos Juscelino Kubitschek, em Brasília/DF; Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro/RJ; Confins, em Belo Horizonte/MG; e Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. Foram incluídas ainda as demandas relativas ao período da Copa das Confederações, que ocorreu no mês de junho. 

No primeiro semestre de 2014, nos aeroportos nos quais os juizados já funcionavam, de forma permanente (antes da Copa), o serviço especial recebeu 16.368 solicitações entre demandas (9.499) e pedidos de informação (6.869). Foram fechados 2.245 acordos. O Juizado do Aeroporto de Brasília foi o que registrou o maior número de conciliações, um total de 1.056.

Os números do semestre deste ano referem-se aos atendimentos feitos pelos juizados dos aeroportos de Brasília (Juscelino Kubitschek), Belo Horizonte (Confins), Cuiabá/MT (Marechal Rondon), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão) e São Paulo (Congonhas e Guarulhos). A falta de assistência (794) e de informação (556) foram os principais motivos de queixa nos dois aeroportos. Atrasos de voos (220), problemas com bagagem (167) e cancelamento de voos (101) foram outras reclamações mais frequentes.