logo paraiba total
logo paraiba total

Prefeitura de Campina Grande anuncia pagamento do Pmaq para esta quarta-feira (23)

23 de julho de 2014

Os profissionais de saúde das Equipes de Saúde da Família de Campina Grande que participam do primeiro ciclo do Programa de Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica – Pmaq vão receber a segunda parcela do incentivo nesta quarta-feira, 23. Cerca de 800 trabalhadores terão o recurso depositado na conta.

O Pmaq garante o pagamento de incentivos aos profissionais de serviços de saúde que conseguem se adequar a um padrão de qualidade e resultados. Para isso, as equipes são avaliadas pelo Ministério da Saúde, que realiza entrevistas com usuários, trabalhadores e gestores para atestar a qualidade dos atendimentos. São analisados, por exemplo, o processo de trabalho, infraestrutura e as condições técnicas de funcionamento das unidades de saúde, além do tempo de espera para atendimento e a disponibilidade de medicamentos.

Com base nos vínculos e indicadores produzidos, cada equipe recebe incentivos em três classificações: muito acima da média, acima da média e mediana ou abaixo da média, de acordo com critérios comparativos entre cidades com as mesmas características sócio-demográficas e econômicas. Mesmo tendo aderido ao programa em 2011, apenas este ano os profissionais puderam receber o pagamento do Pmaq pela primeira vez. O primeiro repasse para os trabalhadores, referente ao primeiro ciclo de avaliação, foi feito em janeiro.

Campina Grande foi um dos primeiros municípios brasileiros a regulamentar o pagamento do incentivo. São destinados 60% dos recursos diretamente para os servidores e os demais 40% ficam à disposição da gestão da saúde para investimentos na Atenção Básica, como melhoria das estruturas de acessibilidade e condições de trabalho.