logo paraiba total
logo paraiba total

Evento incentiva participação de mulheres no garimpo

24 de julho de 2014

O estímulo à participação de mulheres nas atividades do garimpo é um dos principais objetivos do V Seminário Paraibano do Garimpeiro, que será realizado neste sábado (26), no Clube Edivaldo Motta, na cidade de Frei Martinho, Seridó paraibano, em comemoração ao Dia Nacional do Garimpeiro. Com o tema “Agregando mulheres para valorizar mais a atividade”, o evento vai reunir sete cooperativas com mais de 600 garimpeiros e prestar homenagem às mulheres garimpeiras.

Conforme o gestor do projeto de Minerais do Semiárido Paraibano do Sebrae Paraíba, Ferdinando Félix da Silva, a mulher está sendo inserida de forma mais ativa na atividade da mineração. A partir do curso de Lapidação de gemas, que está em andamento na cidade de Nova Palmeira, no Seridó paraibano, 30 mulheres estarão prontas para atuar.

Já a cidade de Frei Martinho terá uma capacitação para mais 40 mulheres, no curso de Aproveitamento e Beneficiamento da Mica, minério semiprecioso comercializado por um baixo custo. “Com esta capacitação aumentaremos em 100% o valor deste minério. O curso começa dia 28 de julho e vai até outubro”, explicou.

A presidente da Cooperativa de Garimpeiros de Nova Palmeira (Coogarimpo), Rhutinea Dilenna, é uma das beneficiadas com o envolvimento da mulher na atividade. Ela foi eleita em 2012 e a constituição da Coogarimpo foi em 2007. “Notamos que a cooperativa tratava de trabalhos pesados e que os cooperados eram mais homens. Envolvemos a mulher para que a renda das famílias fosse melhorada”, explicou.

Atualmente, 36 mulheres da cidade formaram um grupo forte. Elas pretendem lapidar as pedras e construir joias. “Com o nosso envolvimento, os homens passaram a não mais perder reuniões, se comprometeram mais com os trabalhos e tudo foi mais fortalecido”, enfatizou.

Este é um dos resultados que o Sebrae vem obtendo com os garimpeiros. A parceria do projeto é com o Governo do Estado, Departamento Nacional de Geologia, Ministério de Ciência e Tecnologia, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), dentre outras.

Panorama – O setor de mineração encontra-se em estagio de expansão, de acordo com Ferdinando. Agregar valor à produção com capacitação e qualificação faz com que eles ofereçam produtos de acordo com as exigências do mercado. “A Coogarimpo está se capacitado através do curso de Lapidação de Gemas e a Cooperativa de Frei Martinho iniciará no próximo mês a capacitação. Tudo é avanço no setor de minérios”, falou.

Atualmente, o projeto conta com sete cooperativas dos municípios de Várzea, Junco do Seridó, Assunção, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Picuí e Frei Martinho que reúnem os mais de 600 cooperados. Os temas trabalhados são voltados à melhoria e aperfeiçoamento da parte gerencial, financeira e de mercado. “O cooperativismo e associativismo, Recursos Humanos, entre outas vertentes, também são estimulados através de oficinas, palestras, capacitações e consultorias, para contribuir com o crescimento e desenvolvimento dos produtores”, concluiu.