logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba terá gratuidade na Regularização Fundiária de Interesse Social

24 de julho de 2014

Uma das principais diretrizes da política habitacional ganha uma nova disposição na Paraíba. A partir de agora, o processo de regularização organizado pelo poder público junto aos cartórios, que garante a propriedade imobiliária à população carente, será gratuito. A decisão está em conformidade com o artigo 68 da Lei nº 11.977/09, que diz que não serão cobradas custas para os registros da Regularização Fundiária de Interesse Social, sendo a primeira averbação e a primeira escritura gratuitas.

A cobrança feita pelos cartórios fez a Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap) questionar a medida e a ação foi parar no âmbito judicial. Após três anos, o processo acabou tendo a decisão favorável ao cumprimento da lei. Com a sentença, a partir de agora, a Paraíba terá uma nova realidade para a questão da Regularização Fundiária Urbana, onde os custos para o Estado serão significativamente reduzidos.

Na avaliação da Cehap, a regularização fundiária é importante e continuará sendo realizada em toda a Paraíba para dar posse a mais de 100 mil famílias nessa situação. Com os documentos regularizados, as famílias poderão usufruir plenamente do imóvel, podendo solicitar alvarás para abertura de comércio, conseguir crédito para reformar a casa, ou simplesmente ter a segurança de que agora são realmente os legítimos donos dos bens.