logo paraiba total
logo paraiba total

São José da Lagoa Tapada comemora nesta segunda-feira (28) seus 55 anos de emancipação política

28 de julho de 2014

O município de São José da Lagoa Tapada, localizado no Alto Sertão da Paraíba, na Microrregião de Sousa, festeja nesta segunda-feira (28), seus 55 anos de emancipação política. A localidade, foi elevada à categoria de cidade, por meio da Lei Estadual de Nº 2.149, de 1959.

O nome Lagoa Tapada, foi em virtude a um aterro feito em uma lagoa local, atualmente localizada no Sítio Lagoa Tapada, onde se originou de fato o nome da cidade. São José da Lagoa Tapada fica a uma distância de 462 km da capital paraibana, possui uma extensão territorial de 304,4 km² e uma população de 7.564 habitantes de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. 

A principal atividade econômica do município baseia-se na prática da pecuária, com a criação de gado bovino para uma produção, praticamente de subsistência, de leite e carne; como ainda na prática da agricultura, principalmente pelo cultivo de milho, feijão, arroz e cana-de-açúcar. No setor secundário destaca-se o comércio varejista e uma indústria cerâmica.

Os principais recursos hídricos locais são: o Rio Trápia, Açude Genipapeiro, Poços Artesianos e Amazonas. A maior tradição festiva é a celebração em 19 de março, Dia de São José, o padroeiro local.