logo paraiba total
logo paraiba total

Crianças e adolescentes receberão noções de empreendedorismo em sala de aula

29 de julho de 2014

Seiscentas crianças e adolescentes de cinco cidades paraibanas receberão, até o final deste ano, noções de empreendedorismo em sala de aula através do Programa de Educação Empreendedora nas Escolas do Sebrae Paraíba.  Desta terça-feira (29) até sábado (2 de agosto), professores da rede pública de Itapororoca estão sendo capacitados para levar o tema para os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Socorro Vasconcelos, nesta primeira fase do programa, serão capacitados 200 professores das cidades Itapororoca, Pombal, Cajazeiras, Monteiro e Coxixola. A proposta é que, em 2015, as atividades se estendam para outras regiões do Estado. “Após o repasse da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, o conteúdo será ministrado para os alunos ao longo de três meses. No encerramento, os estudantes irão montar uma Feira do Empreendedor na escola”, explicou Socorro Vasconcelos.

O Programa de Educação Empreendedora nas Escolas espera despertar, nos alunos com idades entre 6 a 14 anos, a importância da atividade empreendedora como uma opção de carreira e mostrar a contribuição do empreendedorismo para o desenvolvimento da sociedade, além de prepará-los para os desafios e oportunidades no mercado de trabalho. “Esta é a primeira vez que o Sebrae Paraíba trabalha com o público infantil e adolescente. Nossa proposta é despertar a cultura empreendedora através do incentivo à vocação”, disse a analista.

Socorro Vasconcelos explicou que as cidades escolhidas para iniciar o programa mostraram interesse em oferecer às crianças e adolescentes noções de empreendedorismo e também já desenvolvem outras ações para despertar a cultura empresarial da população. “Os cinco municípios já implementaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que  auxilia no desenvolvimento econômico e social das cidades, através de políticas públicas voltadas para desburocratização da abertura e regularização de empresas, renovação de licenças e promoção de acesso a mercados”, explicou.

A capacitação para os professores tem duração de 45 horas. A metodologia inclui a elaboração do plano de aula para a implantação dos cursos para os alunos. “ A proposta do programa não é formar empresários, mas de apresentar outras alternativas para inserção no mercado de trabalho, que vai além de ser funcionário, seja da iniciativa pública ou privada”, destacou.

O projeto de Educação Empreendedora nas Escolas faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, que tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, objetivando a consolidação da cultura empreendedora na educação.