logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba encerra primeiro semestre com mais de 10 milhões de notas fiscais eletrônicas emitidas

29 de julho de 2014

Indicador que mede atividade econômica, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) na Paraíba encerrou o primeiro semestre com mais 10 milhões de notas eletrônicas, alta de 6,46% sobre igual período do ano passado (9,419 milhões). Os dados foram consolidados pelo Núcleo de Análise e Planejamento de Documentos Fiscais da Secretaria de Estado da Receita.

Durante o primeiro semestre deste ano, a Receita Estadual bateu novo recorde histórico de emissões da NF-e. No mês de maio, o número de Notas Fiscais Eletrônicas alcançou 1,783 milhão pelos contribuintes paraibanos com inscrição estadual, a maior emissão desde quando foi iniciado o projeto de NF-e no ano de 2008. A média do primeiro semestre deste ano ficou em 1,671 milhão de notas fiscais, contra 1,569 milhão sobre igual período do ano passado.

Com o fim dos talões de Notas Fiscais modelo 1 ou 1-A em dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado da Receita credenciou todos os contribuintes paraibanos para emitir NF-e, independente da atividade exercida, que passaram a emitir NF-e em substituição à nota fiscal tradicional. Apenas os Microempreendedores Individuais (MEI), os produtores rurais sem CNPJ, além das operações de remessa à venda, sem destino prévio, poderão continuar emitindo notas tradicionais, mas em caso de venda para órgão público ou para empresas de outros estados precisarão ser por NF-e.

A NF-e, que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), adota os meios eletrônicos em substituição ao papel, possibilitando menor custo para as empresas, maior transparência na gestão fiscal e forte contribuição ecológica, pois evita a impressão de arquivos físicos, notas em papel e de gasto de tinta.

Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor em teste – A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), que vai garantir mais agilidade e economia às operações de venda no varejo, entrou em período de teste na Paraíba neste mês de julho. Os estabelecimentos Armazém Paraíba, do Grupo N. Claudino, e a Esposende, do Grupo Paquetá participam do projeto piloto da Secretaria de Estado da Receita (SER) até o mês de setembro.