logo paraiba total
logo paraiba total

Pilões oferece atividades criativas para turistas

29 de julho de 2014

Visitar a cidade de Pilões, a 140 quilômetros de João Pessoa, pode oferecer aos turistas experiências singulares. Através de consultoria realizada pelo Sebrae Paraíba, foram estruturadas 15 atividades criativas com foco na produção associada ao turismo no município, que vão desde a visita ao Memorial da Casa de Farinha no Assentamento Veneza a um gostoso Café na Varanda às margens da rodovia que corta a cidade.

O turismo rural é o principal produto turístico da região. Segundo a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, das 15 atividades criativas em Pilões, a grande maioria tem como foco o turismo rural com vivências e experiências. “Na cidade, o turista pode visitar engenhos, casas de farinha, cultivo de flores, cachoeiras, apreciar deliciosos pratos regionais, além de conhecer o artesanato e atividades culturais de artistas da região”, disse a gestora.

A consultoria do Sebrae para o turismo de experiência no Brejo paraibano iniciou há cerca de dois anos nas cidades de Areia e Bananeiras. Nos últimos meses, as atenções foram voltadas para os municípios de Pilões e Alagoa Grande. Atualmente, estão sendo preparadas novas ofertas turísticas dos municípios de Boqueirão e Cabaceiras. Em seguida, o levantamento segue para o município de Ingá.

O roteiro de Pilões integrou a programação dos “Caminhos do Frio” da cidade, realizado entre os dias 21 e 27 de julho.  “A organização do evento na cidade compreendeu o potencial do turismo de experiência oferecido pelos empreendedores e incorporou as atividades criativas e suas vivências à agenda do Caminhos do Frio. Foi bastante gratificante”, ressaltou Regina Amorim.

Para apresentar as ofertas turísticas do município, o Sebrae Paraíba realizou no último sábado (26) um fampress com 12 jornalistas paraibanos, que puderam conhecer algumas das atividades da cidade. Ao longo do dia, o grupo visitou quase 10 atividades criativas desenvolvidas por pequenos negócios na zona urbana e no meio rural.

A primeira parada na cidade foi a visita ao Memorial Espaço Garimpo, no Engenho Olho D’água. O local recebe turistas que podem conhecer um pouco da história do engenho através das peças garimpadas que rusticamente decoram o ambiente. 

Com agendamento prévio, o memorial oferece à noite um fondue de queijo coalho ao som de um sax, e no horário do almoço, um tradicional rubacão. Outra atração do local é o “Colha e Pague”, em que o visitante utiliza os equipamentos de colheita, como bota, avental e tesoura, e vai colher as flores tropicais que desejar e, em seguida, monta seu próprio arranjo. 

Participação de mulheres

Um dos pontos que mais chama atenção no turismo de experiência oferecido em Pilões é o engajamento das mulheres. Em quase todas as ofertas turísticas, as mulheres estão à frente das atividades. No “Café na Varanda”, inaugurado há dois meses às margens da rodovia que liga Pilões a Areia, um grupo de seis mulheres apostou na ideia de consultores do Sebrae e abriu um  espaço onde os turistas podem degustar de um bom café com bolo e tapioca.

“Estamos muito satisfeitas com o resultado que conseguimos em tão pouco tempo. Estávamos todas desempregadas e vivendo apenas do cultivo de flores. Com o ‘Café na Varanda’ estamos mudando a nossa realidade e contribuindo para o sustento das nossas famílias”, disse a empreendedora Maria das Dores de Oliveira, de 32 anos.

O “Café na Varanda” funciona no terraço da casa de uma das mulheres do grupo. Inicialmente, houve resistência dos maridos porém, apesar do pouco tempo de funcionamento, eles estão aprovando a iniciativa das esposas. “É muito gratificante a alegria deles com os resultados do espaço. O proprietário da casa onde funciona o café ficou receoso com o projeto, mas hoje já pensa em procurar outro local para família morar para dar mais espaço ao empreendimento”, disse o consultor José Carlos Almeida.

O grupo “Mulheres em Ação” é outra iniciativa que mostra o quanto as mulheres de Pilões estão se mobilizando para melhorar suas vidas através do empreendedorismo. Elas estão à frente das atividades do Memorial da Casa de Farinha, que está localizado no Assentamento Veneza. No local, elas apresentam todo o processo de produção artesanal de farinha de mandioca. O espaço também exibe, através de registro fotográfico, a história da fabricação da farinha.

O turista também pode adquirir artesanato produzido pelo grupo no período em que não há colheita de mandioca. “Este ano foi de muita seca e só daqui a seis meses teremos mandioca para fazer farinha. Enquanto isso o Memorial e o artesanato estão nos auxiliando no sustento familiar”, disse uma das mulheres do assentamento Veneza.

Música e cultura

Os artistas locais da cidade são uma atração à parte. Músicos e atores também recebem os turistas com muita música e brincadeiras, que são filmadas e enviadas para os visitantes por e-mail. No fampress, o grupo Asa Branca animou o passeio ao som de muito forró pé-de-serra e o ator e humorista “Richard do Brejo” fez muita gente sorrir com brincadeiras.

A cidade também abriga um dos principais grupos de teatro que encena a Paixão de Cristo no Estado. Com mais de 100 atores, eles apresentam a peça durante a Semana Santa há mais de quatro décadas. Atualmente, uma pequena parte do grupo faz no último sábado do mês uma apresentação de 30 minutos da encenação.

No Centro de Artesanato, além de exposição e venda de produtos, são oferecidas oficinas de papel reciclado, flor de milho, flor de tecido e fibra de bananeira. Pilões ainda oferece aos visitantes um “Chá Cultural” no Casarão Vila Antonieta, onde é possível ouvir boa música e fazer um delicioso lanche.

Gastronomia

Em quase todas as ofertas turísticas formatadas pelo Sebras em Pilões, os empreendedores oferecem um excelente cardápio, desde lanches a refeições. No Centro da Cidade, o “Restaurante e Doceria da Nalva” oferece comidas regionais com diferenciais para atrair o turista.

Para aqueles que querem ter uma vivência no meio rural a dica é conhecer o Engenho Várzea do Coaty, em Areia, mas a poucos quilômetros de Pilões. Construído em 1920, o local oferece uma autêntica gastronomia regional em um belíssimo espaço onde antes funcionava a casa de farinha do engenho. Os visitantes podem almoçar ao som de forró pé-de-serra e ainda conhecer de perto a primeira casa grande em alvenaria de Areia, com arquitetura diferenciada para sua época.