logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae-PB lança evento de turismo rural na próxima quarta-feira (6)

1 de agosto de 2014

A Feira de Turismo Rural 2014 (Ruraltur), evento que projeta no mercado empreendimentos e roteiros que contribuem para a interiorização do turismo, será apresentada na próxima quarta-feira (6) a jornalistas, empresários, consultores e profissionais da área. O lançamento, que será realizado na Galeria Louro e Canela, em João Pessoa, às 18h30, irá mostrar a potencialidade do setor e os negócios que ele pode gerar. A Feira, no entanto, acontece apenas em setembro, entre os dias 3 e 5, na Federação da Indústria do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.

“Neste lançamento, mostraremos que a Ruraltur é uma vitrine para projetar no mercado nacional e regional esse segmento que gera renda e divulga as potencialidades turísticas do interior. Faremos uma degustação dos produtos oferecidos pela gastronomia rural, a arte, a cultura, o forró pé de serra. Será uma pequena mostra do grande evento que acontece em setembro, sem perder a ruralidade”, explicou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

A Ruraltur, que teve início em 2005, e sempre foi realizada na Paraíba, projeta-se no mercado com mais força e visibilidade e, a partir do próximo ano, acontecerá em Natal (RN), abrangendo Estados de outras regiões do país. “Há dez anos, a Ruraltur vem proporcionando um novo olhar para a ruralidade, fortalecendo o desenvolvimento do turismo rural em nível nacional, com sustentabilidade, possibilitando ao turista uma diversidade de experiências inesquecíveis”, destacou Regina Amorim.

Durante os três dias da Ruraltur, haverá programações culturais, uma área com 40 estandes de empresas que operam com o turismo rural e de experiência, além de eventos paralelos, como a Rodada de Negócios, o 5o Seminário de Turismo Rural, o Encontro de Lideranças do Turismo Rural e o Encontro de Caminhadas na Natureza. O tema este ano é “O papel da Governança gerando resultados”.

A expectativa é que cerca de seis mil pessoas visitem a Feira e que sejam gerados em torno de R$2,8 milhões de negócios durante o evento e nos próximos doze meses. “A Ruraltur promove a integração de empresários e fortalece o desenvolvimento do turismo rural”, afirmou Regina Amorim. A Feira acontece no hall de exposição e eventos da Fiep, em Campina Grande, das 14h às 20h, com entrada gratuita.

Turismo Rural

Representantes de 15 estados estarão em João Pessoa, entre os dias 6 e 8 de agosto, para alinhar o trabalho realizado por equipes do Sebrae Nacional e dos Sebraes estaduais que trabalham com turismo rural. Segundo dados do Panorama Empresarial do Turismo rural 2010, este segmento apresenta um crescimento anual de aproximadamente 6%.

“O Sebrae Nacional escolheu a Paraíba para coordenar esse encontro. Nosso Estado vem despontando com a oferta do turismo rural e de experiência, com um trabalho realizado pelo Sebrae desde 2012. Já temos mais de 100 atividades criativas com foco na produção associada ao turismo”, destacou Regina Amorim. Ainda este ano, mais três municípios serão incluídos no trabalho, totalizando 11 cidades com aproximadamente 150 atividades criativas de vivências e experiências.