logo paraiba total
logo paraiba total

Agricultores aprendem novas tecnologias rurais no Dia de Campo em Caaporã

14 de agosto de 2014

Representantes de mais de 470 famílias assentadas, oriundas de sete municípios dos litorais Norte e Sul da Paraíba, participaram do Dia de Campo, durante a manhã desta quinta-feira (14), em Caaporã. Na ocasião, os agricultores tiveram a oportunidade de ter acesso a novas tecnologias e trocar experiências sobre o trabalho produtivo. O evento está dentro do calendário do projeto Cooperar, que investiu cerca de R$ 1,9 milhão em fomentos na região.

A gerente técnica do projeto Cooperar, Mônica Alexandra Tavares Melo, explicou que o Dia de Campo é uma oportunidade de aprimoramento dos agricultores. “É um evento educativo de cunho agroecológico para que eles possam aplicar novos conhecimentos na sua atividade produtiva”, afirmou. “Eles aprendem novas tecnologias com entidades e órgãos parceiros e compartilham experiências”, acrescentou.

O Dia de Campo foi encerrado com um almoço. Todos os pratos foram feitos por agricultoras que participaram de um treinamento de técnica de gastronomia aplicada na agricultura familiar. As mulheres são de comunidades e assentamentos como Capim de Cheiro, Nova Vida, Primeiro de Março e Sede Velha do Abiaí.

Participaram ainda do Dia de Campo produtores familiares de sete cidades localizadas nos litorais Norte e Sul da Paraíba, entre elas, Pitimbu, Caaporã, Conde, Alhandra, Pedras de Fogo, Rio Tinto e Mamanguape.

O fomento realizado pelo Cooperar com as famílias do campo inclui ações relacionadas à irrigação, caprinocultura, mecanização agrícola, além de sistema e complexo sanitário domiciliar. O trabalho conta com a parceria de outros órgãos estaduais, além de cooperativas, associações comunitárias e conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável. A iniciativa tem ainda o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Agricultores elogiam oportunidade – Sidineide de Sousa, de 48 anos, é uma das mulheres que participou do treinamento de técnica de gastronomia aplicada na agricultura familiar. “Aprendi a fazer bolo de macaxeira com jerimum. Eu me interessei também em fazer a farinha refogada no couve. É bom a gente aprender essas coisas para levar novos produtos para as feiras que participamos”, comentou.

O agricultor Grimário Ferreira, 49, também prestigiou o Dia de Campo. Ele ressaltou a importância de conhecer novas tecnologias voltadas ao seu trabalho rural. “Por um lado, o evento nos mostra o que temos de base na nossa agricultura. E também é uma oportunidade para sabermos o que há ainda para aprendermos”, afirmou.