logo paraiba total
logo paraiba total

Artesãos paraibanos faturam R$ 75 mil em feira internacional de design em São Paulo

19 de agosto de 2014

Os artesãos da Paraíba faturaram aproximadamente R$ 75 mil na feira internacional Craft Design, realizada em São Paulo entre os dias 14 a 17 de agosto. Eles expuseram uma série de produtos de utensílios domésticos, objetos decorativos e moda. O evento contou com a participação de cerca de 180 expositores, que levaram produtos de 23 países.

Na área de 6.200 m² no Centro de Convenções Frei Caneca, os artesãos puderam apresentar novas tendências na área de decoração e arte. O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) selecionou criteriosamente cada produto que ficou exposto, entre eles brinquedos populares, artigos em madeira, cerâmica, fibra, bem como artesanato derivados de consultorias em crochê e chita, orientadas pelo tecelão e designer Renato Imbroisi, nos municípios de Campina Grande e Boa Vista.

Passaram pelo evento cerca de 7 mil visitantes em apenas três dias. A edição da Craft é semestral e puderam participar apenas profissionais do setor. “Foi mais um evento de sucesso, no qual tivemos o trabalho do artesão paraibano reconhecido e valorizado por todos que puderam visitar o estande. Agora vamos continuar os trabalhos para o próximo Salão de Artesanato, em dezembro, na Capital”, destacou a gestora do programa, Ladjane Barbosa.

Entre as atrações da feira, destacou-se a palestra do designer paraibano Sérgio Mattos – premiado por seus objetos inspirados na cultura popular brasileira -, que falou sobre “A importância do objeto artesanal brasileiro no mercado nacional”. Além disso, o evento apresentou a exposição “Promenade – Um passeio pelo design holandês”, que mostrou os destaques dos últimos 25 anos do desenho industrial no país.

Entre as cooperativas e associações que participaram estavam as dos municípios de Acaú, Pitimbú, Cajazeiras, Natuba, Alagoa Nova, Areial, Taperoá, Cabedelo e Riachão de Bacamarte. Também foram peças produzidas em comunidades quilombolas e por artesãos individuais.

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) está vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde).