logo paraiba total
logo paraiba total

Pilões comemora nesta quarta-feira (20) seus 61 anos de emancipação política

20 de agosto de 2014

Conhecida pela sua paisagem serrana e seu clima agradável durante boa parte do ano, Pilões, celebra nesta terça-feira (20) seus 61 anos de emancipação política. Situada na Microrregião do Brejo paraibano, a 117 km da capital paraibana, Pilões possui uma população estimada em 7.731 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, distribuidos em sua área territorial de 64,4 km². 

Pilões baseou sua economia, durante muito tempo, no plantio da cana-de-açúcar para a produção da rapadura e da cachaça. A produção da banana, do urucum, da castanha de caju, da mandioca, e a criação de rebanhos bovinos e caprinos são atuais fontes da economia local. A produção de flores de diversas variedades, com destaque para Crisântemos, Margaridas, Gladíolas e Rosas, é o mais novo elemento da economia pilonense.

O sítio urbano onde está assentada a cidade ocupa um vale entre as montanhas formadoras das primeiras elevações da cordilheira oriental da Borborema, numa altitude de 360 metros em relação ao nível do mar. Por isso, Pilões está incluída no Roteiro Cultural Caminhos do Frio, já que suas condições climáticas é um convite aos turistas que gostam de um bom ambiente natural. Cortado por vários rios e belas cachoeiras (cachoeiras do Poço Escuro, do Ouricuri, da Manga), tem ainda seu território pontilhado de montanhas eternamente verdes e vales estreitos e profundos, onde várias trilhas ecológicas são exploradas por aventureiros de todo o Brasil. 

No passado, o município abrigou muitos engenhos de rapadura, onde a aristocracia rural do final do século XIX construiu belas casas que ainda podem ser vistas. O Engenho Boa-Fé é um grande testemunho daquela bela época. A Pedra do Espinho, com seus mais de 150 metros de precipício, é muito procurada por amantes do rapel.

A sua principal festa é nesta data de sua emancipação. A população marcadamente Católica faz todos os anos uma apresentação ao ar livre da Paixão de Cristo. No esporte, destaque para o futebol, com a Seleção de Pilões. Diversos clubes rurais e urbanos realizam um campeonato local muito disputado.

Conhecidas pelo nome de Corrida das Argolinhas, as Cavalhadas também são uma rica manifestação da cultura popular local. O São João e o São Pedro ainda são uma tradição da região, com fogueiras, comidas de milho e queimagem de flores na zona rural.

O artesanato sobressai no cenário paraibano, mesmo sem possuir uma associação, os artesões produzem excelentes peças. A matéria prima como a madeira bruta, torna-se lindas esculturas; a pintura em tela emociona com seus traços religiosos e com um simples fio nas mãos de moradores, bem como peças de crochê e rendas que lá são confeccionadas.

Na sua culinária regional, podem ser encontrados doces, salgados de uma enorme variedades, comidas como buchada, picado, arrumadinho todos com um toque regional a base de banana e derivados da cana-de-açúcar.