logo paraiba total
logo paraiba total

Campina Grande vai ter centro aeronáutico a partir de setembro

22 de agosto de 2014

Em busca de mão de obra qualificada, Campina Grande passará a oferecer em setembro o curso de manutenção de aeronaves, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Distrito Industrial. Segundo a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). O objetivo do curso, que vai funcionar no Centro de Tecnologia Aeronáutica (CTA), é promover o ensino profissional no setor aeronáutico.

O CTA também visa ao campo da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para o segmento aeronáutico. Para isso, o Centro de Tecnologia Aeronáutica vai funcionar em parceria com o Senai e uma fábrica de aeronaves, a Stratus Indústria Aeronáutica, que será instalada nas proximidades do Aeroclube de Campina Grande.

A parceria entre o Senai e a fábrica de aviões tem o propósito de iniciar todo o treinamento nesse novo curso de manutenção de aeronaves. O novo empreendimento, o Centro de Tecnologia Aeronáutica, gerará impactos positivos na área de Educação e na empregabilidade e geração de renda no Estado. 

Obras

As obras do Centro de Tecnologia Aeronáutica ainda não foram concluídas, mas o CTA funcionará em uma área física de mais de 2.000 metros quadrados, onde ficarão todos os equipamentos para serem utilizados no curso, como também será instalada a fábrica de aviões, enquanto a nova sede não fica pronta.

Estágios

Assim que as obras do Centro de Tecnologia Aeronáutica forem concluídas, a fábrica de aviões, a Stratus Indústria Aeronáutica, também será instalada no Distrito Industrial, enquanto a nova sede não fica pronta. Inicialmente, a empresa vai contratar, no primeiro ano de funcionamento, 40 funcionários, mas a meta é chegar a 200 funcionários para atuar na fabricação de peças e na montagem das aeronaves. 

As aeronaves produzidas em Campina Grande serão ofertadas tanto ao mercado nacional, como também aos países que compõem o Mercosul e Estados Unidos. 

Matriculas

As matrículas para a primeira turma do curso de manutenção de aeronaves do Senai poderão ser feitas em setembro. Serão oferecidas 40 vagas no primeiro semestre de funcionamento do curso e, logo em seguida, serão disponibilizadas mais vagas para duas turmas de 40 alunos. O objetivo do curso, que terá duração de dois anos, é formar mecânicos profissionais de aeronaves. 

As aulas serão diárias e realizadas em plataformas de educação a distância (EAD), possibilitando que estudantes de todas as cidades da Paraíba e da região Nordeste possam ter a oportunidade de cursar também. Inicialmente, será oferecido o curso de manutenção de aeronaves e três especializações: manutenção de células de aeronaves, manutenção de aviônicos de aeronaves e manutenção de motores aeronáuticos.