logo paraiba total
logo paraiba total

Sistema OCB-PB lança Censo do Cooperativismo nesta quinta-feira (28)

28 de agosto de 2014

Economistas e gestores paraibanos debatem, nesta quinta-feira (28), as perspectivas de desenvolvimento do estado e das cooperativas paraibanas, no auditório do Sistema OCB/PB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba), a partir das 9h. Durante o evento, será lançado o Censo do Cooperativismo Paraibano, realizado pelo grupo 6Sigma sob responsabilidade do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo na Paraíba (Sescoop/PB).

A pesquisa, que é a primeira realizada no estado sobre o setor, traz informações referentes ao ano de 2012, fornecidas por 92 cooperativas. “O Censo traz números de cooperados e colaboradores, destacando a importância econômica das cooperativas nas localidades onde estão inseridas”, afirma André Pacelli, presidente Sistema OCB/PB.

Ele afirma que o trabalho é de suma importância, uma vez que através dele se pode inferir o papel das cooperativas na melhoria da qualidade de vida das comunidades. “Este trabalho também serve de referencial para investimentos em melhorias dos processos de gestão através da qualificação de dirigentes e colaboradores”, acrescentou. 

O evento terá a participação dos seguintes palestrantes convidados: Giulianna Fardini, analista de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas do Sescoop Nacional; Paulo Galvão, professor doutor em Sociologia das Organizações; Mauro Nunes, superintendente do Ideme; e Rafael Bernardino, economista. As cooperativas pesquisadas pelo Censo receberão certificado de participação no projeto.

Confira abaixo programação do evento:

09:00 Abertura

André Pacelli – Presidente do Sistema OCB/PB

Giulianna Fardini – Analista de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas do Sescoop Nacional

09:10 PAINEL: Um Referencial para o Cooperativismo Paraibano

Paulo Galvão –  Professor Dr. em Sociologia das Organizações

09:40 Debate

09:55 PAINEL: Empreendedorismo nas Cooperativas da Paraíba

Mauro Nunes – Superintendente do IDEME

10:25 Debate

10:40 PAINEL: O Cooperativismo como Alternativa de Fortalecimento e Desenvolvimento do Setor Agropecuário da Paraíba

Rafael Bernardino – Economista e Consultor da CERTA

11:10  Debate

11:25 Lançamento do “Censo do Cooperativismo Paraibano“ e Entrega dos Certificados das Cooperativas pesquisadas

Apresentação da 6 Sigma

André Pacelli – Presidente do Sistema OCB/PB

12:00  Almoço