logo paraiba total
logo paraiba total

Mulheres aprendem a fazer pratos da culinária nordestina com os alimentos que produzem

28 de agosto de 2014

Um grupo de mulheres do Distrito de Rua Nova, a 2 km de Belém, participa de uma oficina de gastronomia onde aprendem a aliar teoria e prática na produção de pratos da culinária nordestina com os alimentos cultivados em suas próprias lavouras como a macaxeira, batata doce, banana, jerimum, entre outros.

A capacitação está sendo viabilizada pelo Cooperar e Banco Mundial que também foram responsáveis pela construção do Centro Social de Produção Familiar, onde acontece o treinamento, num investimento de R$ 193,8 mil.

De acordo com a gerente de capacitação do Projeto Cooperar, Fátima Domiciano, o treinamento teve início na segunda-feira (25) e se estende até o dia 5 de setembro, com uma programação de 30 h/aula no turno da noite. O conteúdo aborda as boas práticas de produção de alimentos, os mitos em torno da cozinha nordestina e como evitar o desperdício de alimentos, entre outros.

O objetivo do treinamento é contribuir com a melhoria do padrão alimentar das famílias a partir da valorização dos produtos oriundos do campo, além de enfocar a geração de renda. 

Depois da inauguração do Centro Social de Produção Familiar, este é o segundo treinamento ministrado lá, beneficiando 255 famílias. A estrutura tem uma área construída de 200 metros quadrados e dispõe de uma cozinha completa, duas salas climatizadas, sala da administração, laboratório de informática e dois banheiros.

Com os recursos também foi foram adquiridos móveis para escritório e foi construída uma cisterna de tela de alambrado para o armazenamento de água. Além do município de Belém, o empreendimento vai beneficiar a população de cidades vizinhas.

Os cursos também estão sendo ministrados com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a perspectiva da associação que administra o centro social é articular novas parcerias com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus III em Bananeiras, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e outras instituições.