logo paraiba total
logo paraiba total

Livro sobre Procuradoria Geral da Paraíba será lançado no 40º Congresso Nacional, em João Pessoa

29 de agosto de 2014

O Congresso Nacional de Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que acontece pela primeira vez na Capital paraibana, entre os dias 09 e 12 de setembro, contará com grandes nomes do segmento de todo o País e uma programação especial para os profissionais da área. Uma das ações promovidas será o lançamento do livro “Memória Institucional da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba e o Tempo Presente”, da autora Maria José Teixeira, que tem como foco o resgate da história da profissão do procurador de Estado na Paraíba. 

Com o lançamento marcado para o dia 11 de setembro, às 19h, no Centro de Convenções, o livro de memórias foi produzido a partir de entrevistas com procuradores e destaca fatos históricos da profissão, como o seu surgimento no País e a criação da primeira Procuradoria na Paraíba. “Primeiramente, para explicar como surgiu a advocacia pública no Brasil, foi feito um levantamento acerca da história de Portugal, onde existiam os Procuradores dos Feitos da Coroa, e também sobre a criação dos primeiros tribunais que surgiram no período do Brasil-Colônia. Em seguida, é exposto como a profissão surgiu na Paraíba e o que acontece na história da Procuradoria do Estado até o ano de 2014”, explicou a autora, que também é procuradora de Estado aposentada.

O livro também conta com fotos das sedes das primeiras Procuradorias do Estado, lista os nomes de todos os procuradores da Paraíba até o ano atual e ainda resgata a produção intelectual de procuradores que também atuavam como jornalistas, poetas ou caricaturistas. 

Exemplar da série “Meandros da Memória”, o livro “Memória Institucional da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba e o Tempo Presente”, da Ideia Editora, é a oitava obra da autora paraibana e estará à venda no Congresso com o valor de R$50.

A 40ª edição do Congresso Nacional dos Procuradores é promovida pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), junto com a Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas-PB). O evento tem o apoio do Conselho Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), a Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Associação dos Procuradores de João Pessoa (APJP), a Escola Superior de Advocacia Professor Flósculo da Nóbrega (ESA/PB), A Caixa dos Advogados e o Convention Bureau João Pessoa.

Outras informações estão disponíveis no site do evento (www.congressoanapeparaiba.com.br), ou nas páginas do Facebook (CongressoAnapeParaiba), Instagram (CongressoAnapePB) e Twitter (@CongressoAnape).