logo paraiba total
logo paraiba total

Teixeira comemora 155 anos de emancipação política nesta sexta-feira (29)

29 de agosto de 2014

Localizada na microrregião de Patos, a cidade de Teixeira, comemora nesta sexta-feira (29) seus 155 anos emancipação política. A localidade que ocupa uma área de 114 km², possui uma população estimada, de acordo com censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, de 14.153 habitantes.

Limita-se ao Norte com o município de São José do Bonfim, ao Leste com Desterro, a Oeste com Maturéia e Mãe D’Água e ao Sul, com o estado de Pernambuco (Itapetim e Brejinho). A distância entre a cidade de Teixeira e João Pessoa (capital), via Patos, é de 325 km e, via Taperoá, de 308 km.

Teixeira tem um enorme potencial ecoturístico, onde atualmente, são explorados vários lugares na Serra do Teixeira. Merece ainda referência o Pico do Jabre, pico mais alto da Paraíba, que fica apenas 15 km de Teixeira; a Pedra do Tendó, vista deslumbrante onde pode-se observar todo meio ambiente, relevo e vegetação sertaneja; Pedra do Talhado onde pode-se praticar rappel; o cruzeiro, com vista deslumbrante; além o “Poço da Besta”, onde tem uma cachoeira maravilhosa entre pedras. Tudo isso, em pleno Sertão da Paraíba, mas com clima serrano.

No aspecto econômico, a localidade também tem como base a agricultura familiar e a prática da pecuária, além do seu pacato comércio varejista.

Um dos seus filhos ilustres, o teixeirense Zé Limeira, nascido no sítio do Tauá, hoje é referenciado com o maior poeta surrealista do mundo, sendo alvo de estudos em faculdades francesas, berço do Surrealismo, bem como também um dos mais mitológicos dentre os repentistas surgidos no Brasil. 

Atualmente, em Teixeira ainda predomina a religião católica, e a cidade tem como Padroeira Santa Maria Madalena. A cidade também possui várias denominações cristãs, entre elas, Assembleia de Deus, Ação Evangélica, Igreja Adventista do Sétimo Dia e Igreja Evangélica Batista.