logo paraiba total
logo paraiba total

Alagoa Nova celebra nesta sexta-feira (05) seus 164 anos de emancipação política

5 de setembro de 2014

Situada no Brejo paraibano, a 99 km da Capital do Estado, Alagoa Nova festeja nesta quinta-feira (05) seus 164 anos de emancipação política. Foi elevada à categoria de cidade por meio da Lei Provincial Nº 10/1850, quando deixou de ser subordinada ao município de Campina Grande.

A cidade conta com uma população estimada em 19.686 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE de 2010), distribuídos em uma área de 122,2 km². Ela limita-se com os municípios de Areia, Alagoa Grande, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça e Esperança.

Alagoa Nova encontra-se inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Mamanguape, suas riquezas naturais  e econômicas vem da produção de bananas, laranjas e galinha de capoeira. O distrito tem a vegetação típica do Brejo com um clima ameno.

Em Alagoa Nova predominam as religiões Católica e Evangélica. As festividades mais populares de da cidade são as festas juninas, com quadrilhas juninas, nas ruas das cidades. A festa da padroeira Nossa Senhora Santana atrai pessoas de vários municípios vizinhos.