logo paraiba total
logo paraiba total

Atividades criativas no Brejo são referência para o turismo na Paraíba

12 de setembro de 2014

Gastronomia, artesanato, história, música, arquitetura são alguns dos atrativos do Brejo paraibano que estão originando experiências únicas em vários municípios da região. Mais de 100 atividades criativas associadas ao turismo foram estruturadas pelo Sebrae Paraíba em cerca de dez cidades e estão sendo visitadas e vivenciadas por turistas de diversos Estados. Neste próximo final de semana, entre sexta-feira (12) e domingo (14), 50 turistas do Rio Grande do Norte irão conhecer quatro desses municípios (Bananeiras, Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova), com seus empreendimentos e atividades criativas.

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, os turistas vão conhecer as atividades inovadoras adotadas nos equipamentos turísticos dessas cidades e que estão agregando diferencial para o turismo da região. “São casos de sucesso nas áreas de agronegócios, cultura, gastronomia, que inovaram na metodologia da produção associada ao turismo, gerando produtos e serviços de qualidade no turismo rural do nosso estado”, disse Regina Amorim.

A diretora comercial da Dandara Tour, agência de turismo de Natal (RN), Rosângela Farias, reforça que a procura pelo destino paraibano vem aumentando nos últimos meses. “Há nesses municípios um trabalho bem feito e estruturado para receber o turista. Os grupos ficam encantados com a acolhida da região e as atividades criativas. Estamos focando este destino e mostrando o que tem de melhor. É um destino, realmente, apaixonante”, destacou Rosângela.

Regina Amorim acrescenta que o Brejo paraibano tem despertado interesse de agências e operadoras de turismo de diversos Estados. Muitos destes contatos são feitos durante a Feira de Turismo Rural (Ruraltur), que teve sua décima edição realizada no início deste mês de setembro, em Campina Grande. “Durante a feira é possível apresentar o que a Paraíba tem a oferecer no turismo rural e como estamos inovando para mostrar produtos diferenciados”, afirmou Regina, lembrando que participaram da última Ruraltur empresas de turismo de diversos Estados do Nordeste, além de Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, dentre outros.

Criatividade e negócios

As atrações no Brejo paraibano são variadas e não há limite para a criatividade. São engenhos que mostram a produção da cachaça e oferecem degustação, a doceira que faz seu produto artesanalmente junto com o cliente, a artesã que ensina seu ofício a quem visita a loja, servindo um café com biscoitos caseiros, artesãos que mostram o trabalham feito com a palha da bananeira, em um piquenique, além de adolescentes tocando violino em uma bela paisagem ao por do sol.

Regina Amorim acrescenta que o turismo criativo e de experiência, além de agradar ao visitante, vem gerando desenvolvimento para os municípios do interior. “Além de mostrar ao turista a gastronomia, o artesanato, as festividades e a cultura do povo, o turismo rural é uma grande oportunidade de desenvolvimento para os empreendedores dessas cidades. O Sebrae aposta neste segmento como mais um incremento do setor turístico do Estado”, disse.

O Sebrae começou a atuar com o turismo rural de experiência em 2012, estruturando atividades criativas nas cidades de Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões e Alagoa Nova. Até o final deste ano de 2014, serão formatadas novas ofertas turísticas nos municípios de Boqueirão, Cabaceiras e Ingá, totalizando 150 atividades criativas de vivências e experiências.