logo paraiba total
logo paraiba total

UFPB promove Semana do Economista 2014

14 de setembro de 2014

O Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com os cursos de graduação e pós-graduação em Economia da UFPB, o Conselho Regional de Economia (Corecon-PB) e o Centro Acadêmico de Economia da UFPB (Caeco), promove a Semana do Economista 2014, entre os dias 22 e 26 deste mês. 


O evento discutirá a formação em Economia, o mercado de trabalho para o economista, além de debater a economia estadual, regional e nacional. Durante o evento, haverá um debate especial sobre os “20 anos do Plano Real”.
Na segunda-feira (22), o debate de abertura será sobre o “Papel da Sudene no Desenvolvimento Regional”, com o economista Lautenyr Xavier, Coordenador de Políticas e Projetos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a partir das 19h, no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). 
 Na terça-feira, a partir das 10h, a professora da Universidade de São Paulo (USP) Ana Maria Bianchi discutirá “Metodologia do Ensino em Economia”, também no Auditório do CCSA.
No dia 23, o tema é “Planejamento Público”, com a participação do ex-vice reitor da UFPB Thompson Mariz, atual secretário de Planejamento e Gestão do Estado.
Na quarta-feira (24), serão debatidos os “20 anos do Plano Real” pelos professores Maria da Conceição Sampaio, Ademário Félix de Araújo Filho e Paulo Fernando de Moura B. Cavalcanti Filho. Em seguida, será realizado o coquetel de lançamento do Escritório Financeiro do Departamento de Economia da UFPB. 
 Na quinta e sexta-feira, será realizada dentro da Semana do Economista 2014 a XII Jornada Acadêmica de Economia, com apresentação de trabalhos e exposição de paineis com a produção acadêmica de professores e alunos.
À tarde, a Semana do Economista 2014 oferecerá quatro mini-cursos: “Valoração econômica do meio ambiente: fundamentação, instrumentos e aplicações”, ministrado pelo professor Adriano Firmino Valdevino de Araújo; “Matemática Financeira utilizando calculadora financeira e planilha eletrônica”, ministrado pelo professor Alysson André Oliveira Cabal; “Noções básicas de comércio exterior”, ministrado pela professora Márcia Cristina Silva Paixão; e “Introdução ao mercado de derivados”, ministrado pelo professor Sinézio Fernandes Maia. As aulas ocorrerão das 14h às 17h30, de segunda a sexta-feira. 
 Todas as atividades da Semana do Economista 2014 são gratuitas e abertas ao público em geral.
Outras informações: decon@ccsa.ufpb.br