logo paraiba total
logo paraiba total

Banco do Nordeste e CDL firmam parceria que beneficiará cerca de 700 lojistas da Capital

16 de setembro de 2014

O Banco do Nordeste e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa firmaram um acordo de cooperação, nessa segunda-feira (15), com o objetivo de oferecer aos comerciantes pessoenses linhas de crédito voltadas principalmente para aquisição de insumos para formação de estoques e capital de giro. As linhas de crédito do Banco objeto do Acordo também podem financiar reformas e modernização dos estabelecimentos comerciais e de serviços.

Cerca de 700 comerciantes credenciados à CDL-João Pessoa terão a oportunidade de se beneficiar com as linhas oferecidas pelo banco, que variam de acordo com o tipo de crédito, e apresentam taxas a partir de 0,93% ao mês para formação de estoques. As taxas de juros variam de acordo com o objetivo do crédito, o prazo da operação e a nota de risco do cliente. Os comerciantes interessados em conhecer os planos oferecidos pelo Banco do Nordeste poderão ligar gratuitamente para o número 0800 728 3030 ou dirigir-se a uma das três agências localizadas em João Pessoa (Centro, Cidade Universitária e Epitácio Pessoa) para que o gerente de negócios possa fazer uma análise, adequando os valores à realidade do lojista.

O Acordo que visa estimular o crédito foi assinado na sede da CDL na capital, e contou com a presença do presidente da CDL de João Pessoa, Eronaldo Maia, e do superintendente da CDL, Antônio Carlos Ribeiro. Pelo Banco do Nordeste, estiveram presentes o superintendente estadual José Maria Vilar, executivos da superintendência e gerentes das agências de João Pessoa.

Um dos pontos ressaltados no encontro foi o processo de desburocratização para a firmação de crédito. Conforme explicou José Maria Vilar, “desde o ano passado o Banco passou a adotar a metodologia de credit scoring, que permite a aprovação de limites de crédito de forma muito mais rápida que a anteriormente adotada. Por outro lado, o próprio gerente de negócios orienta o cliente sobre a documentação a ser apresentada. As linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco trazem uma série de vantagens para os lojistas, como: possibilidade de compra à vista junto aos seus fornecedores, negociando melhores preços; juros baixos e prazo adequado para pagamento, tendo a condição de transferir essas vantagens para os seus clientes, e, dessa forma, aumentar suas vendas”, frisou o superintendente do Banco do Nordeste, que também ressaltou que o limite de crédito é aprovado de forma proporcional ao faturamento da empresa.

Ampliação para outras cidades do Estado

O presidente da CDL-João Pessoa, Eronaldo Maia, que também integra a Federação das CDLs, afirmou que esta é mais uma oportunidade de negócios para o segmento lojista e que a divulgação entre os associados será efetuada através dos instrumentos de comunicação da instituição: “Estamos de braços abertos para encampar o processo e vamos começar a informar os comerciantes sobre as linhas de crédito do Banco do Nordeste”, disse na oportunidade de assinatura do convênio, acrescentando que também vai repassar os dados para as demais cidades que dispõem de CDL na Paraíba.

O Banco do Nordeste pretende firmar a parceria em todos os municípios que possuem CDL no Estado. “É de nosso interesse apoiar cada vez mais o setor de comércio e serviços, além de continuar apoiando os demais setores da economia paraibana, como já vimos fazendo. Este ano já investimos na Paraíba R$ 116 milhões em linhas de crédito apenas para micro e pequenas empresas, afora nosso programa de microcrédito, e é nosso propósito elevarmos significativamente este montante até o final do ano”, acrescentou José Maria Vilar.

Conheça as linhas de crédito para lojistas

Capital de Giro (Insumos) – Programa de Financiamento da Aquisição Isolada de Matérias-Primas, Insumos e Mercadorias. 

Objetivo: conceder financiamento para a aquisição isolada de matérias-primas e insumos utilizados no processo produtivo de indústrias e agroindústrias; compra de mercadorias destinadas à constituição de estoques de empresas comerciais e insumos utilizados para empresas de prestação de serviços.

Prazo máximo: até 24 meses, incluídos 3 meses de carência

Taxas: a partir de 0,93% a.m., dependendo do prazo e da nota de risco do cliente.

MPE-Capital de Giro (Simples)

Objetivo: conceder empréstimo para cobrir eventuais déficits de caixa das microempresas e empresas de pequeno porte.

Prazo máximo: até 36 meses, sem carência.

Taxas: variam a partir de 1,16% a.m, dependendo do prazo e da nota de risco do cliente.

Programa de Financiamento às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e ao Empreendedor Individual (FNE-MPE)

Objetivo: Financiamento a implantação, modernização, reforma e relocalização de empreendimentos de microempresas, de empresas de pequeno porte e de microempreendedores individuais da indústria, comércio e serviços.

Prazo máximo: até 12 anos, inclusive até 4 anos de carência.

Taxa: 5,30%a.a. e 6,48% a.a., dependendo da finalidade do crédito. Há ainda um bônus de adimplência de 15% sobre os juros, para as prestações pagas nos seus vencimentos.