logo paraiba total
logo paraiba total

Palestras auxiliam produtores rurais para o Cadastro Ambiental

17 de setembro de 2014

A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) e os Sindicatos dos Produtores Rurais, promove palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o palestrante João Carlos de Petribú, assessor técnico da CNA. O evento tem início nesta quinta-feira (18), às 08h30, no auditório do Sistema Faepa/Senar-PB.

O evento tem a intenção de sanar as dúvidas dos produtores em relação à Lei 12.651, de 25 de maio de 2012, que diz que é obrigatório que todos os imóveis rurais realizem o CAR no prazo de um ano contado a partir da publicação da IN n° 02 de 05 de maio de 2014, podendo a critério do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ser prorrogado por mais um ano. A não inscrição da propriedade acarretará na perda do acesso ao crédito rural, da licença ambiental e o produtor poderá ser multado.

O Cadastro Ambiental Rural é realizado por meio eletrônico e as informações fornecidas são de responsabilidade do proprietário. Esse cadastro é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental rural.

A palestra tem o objetivo de esclarecer questões de informações georreferenciadas do imóvel como: delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o intuito de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Programação:

João Pessoa: Quinta-feira (18), às 08h30, no auditório do Sistema Faepa/Senar-PB.

Campina Grande: Quinta-feira (18), às 14h00, no Sindicato Rural de Campina Grande, localizado na Rua Tavares Cavalcanti, 91, Centro.

Patos: Sexta-feira (19), às 09h00, na Associação Comercial de Patos, localizado na Rua José Gomes Alves, 91 – Centro de Patos/PB.

Sousa: Sexta-feira (19), às 14h00, no Sebrae – Sousa, localizado na Rua Conego José Neves, 56, Centro, Sousa.