logo paraiba total
logo paraiba total

Especialista aponta gestão e qualificação como garantia para o sucesso de uma empresa familiar

18 de setembro de 2014

Investir em gestão e em planejamento estratégico, incentivar a qualificação profissional, contratar consultoria especializada e controlar as emoções na hora de lidar com as questões familiares na empresa são alguns fatores determinantes para uma sucessão familiar de sucesso. Esses pontos foram apresentados na palestra gratuita “O Futuro das Empresas Familiares no Nordeste”, ministrada por Cícero Rocha, CEO do Instituto Empresariar, um dos maiores especialistas em governança corporativa em empresas familiares do Brasil, realizada na quarta-feira (17), no Hotel Cabo Branco Atlântico, em João Pessoa.

Inédito em João Pessoa, o evento contou com a presença de cerca de 150 participantes, entre eles, empresários de pequenas, médias e grandes empresas, com atuação nas áreas de eventos, tecnologia, moda, alimentação, comércio e serviços.

De acordo com Cícero Rocha, de cada 100 empresas familiares no Nordeste, 25 sobrevivem à segunda geração, oito passam para a terceira e apenas três chegam à quarta geração. Para ele, isso ocorre devido à ausência de gestão no momento de complexidade da empresa, em que são feitos os investimentos em processos, deixando de lado a profissionalização. Com isso, a empresa “adoece” em sua melhor fase de crescimento, pois o empresário está com excesso de confiança, se mantem dentro do subdesenvolvimento satisfatório e deixa de lado o planejamento estratégico e a preparação do seu sucessor. “É como começar com um carro, ir investindo, trocando de modelos, até conseguir um avião e entregar as chaves ao seu sucessor que tem apenas a capacidade de dirigir o carro”, explica Cícero.

Segundo o especialista, para um processo sucessório e a boa gestão das empresas é preciso mudar o conceito de empresa familiar para família empresária, aquela que tem claro os temas família, negócios e sócios, com um plano de sucessão deixando claro o papel das partes na governança. “A sucessão não é um evento, é um processo contínuo, que deve ser conduzido pelo líder da empresa, dentro de um planejamento sucessório definido por especialista neutro, que oriente a liderança mais qualificada para posições chaves, que siga um modelo de aprendizagem”.

A palestra orientou pessoas como Val Cavalcante, jovem empresário do setor de eventos sociais, que se coloca no conceito de empresa familiar. “A palestra foi muito importante para o que estou vivendo hoje. Veio no momento oportuno, trazer esclarecimento sobre a gestão e o planejamento, mas foi principalmente, uma forma de me incentivar a lidar melhor com a organização e o papel de cada um dentro da empresa”, disse.

O empresário do setor de tecnologia, Carlos Chianca, conta que a palestra veio ao encontro do que vivencia em sua empresa. Ao se formar na universidade, a filha Danielle Chianca, assumiu um papel dentro da empresa e vem crescendo de acordo com seu esforço e meritocracia. Seu filho, Jr. Chianca está na universidade se preparando, ansioso para também fazer parte da empresa. “A palestra foi impressionante. Eu esperava ser boa, mas me surpreendeu. Cícero é muito bem preparado e mostrou o seu domínio no assunto. Um ponto que eu gostei muito foi a questão de sucessão, porque vi que estou seguindo o caminho correto dentro da minha empresa e devo continuar”.

Para Paulo Junior, diretor da PJI Consulting, empresa responsável pelo evento, a realização da palestra e das clínicas gratuitas teve como objetivo trazer informações importantes de orientação e direcionamento na tomada de decisões das empresas familiares paraibanas. “O mundo está cada vez mais competitivo, e as empresas familiares que não pensarem em estratégia, organização, profissionalização e sucessão serão engolidas pelo mercado. A PJI está sempre buscando conhecimento especializado para antecipar soluções e trazer informações intencionais que auxiliem na tomada de decisões dessas empresas”, explicou o consultor.