logo paraiba total
logo paraiba total

Mari comemora seus 56 anos de emancipação política nesta sexta-feira (19)

19 de setembro de 2014

Localizada na Microrregião de Sapé, a 60 km de João Pessoa, o município de Mari, festeja nesta sexta-feira (19), seus 56 anos de emancipação política. Mari, que foi elevada à categoria de cidade, por meio do Decreto de Lei Nº 1862/1958, conta com aproximadamente 21.173 habitantes (IBGE/ 2010), distribuidos em sua extensão territorial de 154,7 km².

A economia local do município gira em torno das suas principais culturas agrícolas, que são: o abacaxi, o inhame, os grãos e as raízes. Uma delas, a mandioca, tornou Mari, o atual líder paraibano na sua produção, que é hoje também a sua principal fonte de geração de emprego e renda, com importante destaque para agricultura familiar e as atividades desenvolvidas pelas associações comunitárias, cooperativas e sindicatos de trabalhadores e produtores rurais, envolvidos diretamente no plantio, cultivo, comércio e industrialização de boa parte da produção dessa cultura na região.  

Na mesma data de sua emancipação também acontece em Mari a sua mais esperada festa comemorativa, o Festival da Mandioca, que este ano chega a sua 5ª edição. São geralmente cinco dias de evento, que atrai não só a população local, mas também turistas de várias localidades do Estado e do País, com ampla programação cultural e gastronômica, além de palestras, cursos, amostras de artesanato local e produtos regionais, e concurso de bandas marciais.