logo paraiba total
logo paraiba total

SPC Brasil dá dicas de como evitar fraude no CPF

23 de setembro de 2014

Segundo dados do SPC Brasil, cerca de 54% dos consumidores já foram vítimas de algum tipo de fraude, um número que representa cerca de 5,4 milhões de brasileiros apenas nas capitais do país.

Veja dicas de como evitar que alguém use seus dados:

1 – Mantenha os documentos à vista: Não deixe o documento na mão de qualquer pessoa. 

2 – Cuidado com compras pela internet: Na internet, o perigo é maior porque não é necessário passar o cartão fisicamente com o chip e digitar a senha, o que já facilita a fraude. 

3 – Cuidado com documentos jogados no lixo: Cartões devem ser totalmente cortados antes de serem jogados fora. 

4 -Redobre a atenção com e-mails: Os fraudadores se utilizam de e-mails falsos, o chamado phishing, para obter dados cadastrais dos internautas e também para enviar vírus que captam informações do computador.

 5 – Não passe dados à distância: Não atualize dados bancários pela internet nem pelo telefone. 

6 – Atenção ao uso do internet banking: Se for usar o banco pela internet, certifique-se de digitar o site do banco e não clicar em qualquer link, pois os fraudadores imitam as páginas.

 7 – Cuidado no banco: Não peça nem aceite ajuda de estranhos no banco. 

8 – Cuidado com telefones e computadores públicos: Evite acessar seu e-mail ou o site do seu banco em computadores públicos e celulares de outras pessoas. 

9 -Não se esqueça de “sair”: Utilize o botão “sair” ou equivalente ao sair de sites com senhas, inclusive de bancos, programas, e-mails e redes sociais. 

10 – Lá vem o golpe!: Desconfie de resgates de prêmios oferecidos pessoalmente, por e-mail ou por SMS se pedirem para você depositar algum valor para, depois, receber a tal quantia. 

11 -Cuidado com promoções: Cuidado ao preencher dados cadastrais em sites de promoção. 

12 – De olho nas redes sociais: Até as redes sociais têm sido usadas para aplicar golpes. 

13 -Se perder documentos ou cair em um golpe: Faça um boletim de ocorrência e avise as centrais de proteção ao crédito imediatamente.