logo paraiba total
logo paraiba total

Comitê dos Arranjos Produtivos Locais discute avanços dos projetos de geração de emprego e renda

24 de setembro de 2014

O Projeto Cooperar e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) reuniram o Comitê Gestor dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s), nessa segunda-feira (22), para avaliar os 33 projetos implantados em todo o Estado na área de fruticultura, pecuária leiteira, artesanato e avicultura alternativa, entre outros.

Cerca de 40 pessoas acompanharam de forma participativa toda a programação do evento. As atividades do evento foram auxiliadas com a participação do analista de prestação de contas dos APL’s pela Sedap, Luís Belarmino Santos.

“A ideia é otimizar contrapartidas nas negociações de captação de novos recursos. As organizações cooperativistas que tiverem melhor desempenho na gestão dos atuais convênios terão prioridade nos futuros contratos para projetos associados a cadeias produtivas assistidas pela Sedap e/ou Cooperar”, lembrou .

Os APL’s caracterizam-se por um aglomerado significativo de empreendimentos em determinado território e indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, que compartilham formas de cooperação e algum mecanismo de governança.

Criado pelo Governo Federal em 2003, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o projeto dos Arranjos Produtivos Locais tem o objetivo de descentralizar a produção, gerar emprego e renda, além de estimular as exportações. O programa envolve 33 instituições, sendo 12 ministérios.

Na Paraíba, os APL’s são articulados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), através do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza da Paraíba (Funcep), Sedap e Projeto Cooperar, financiados pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Estado possui 33 projetos de Arranjos Produtivos Locais em execução, em diversos ramos de atividade, como apicultura, fruticultura, artesanato, mandiocultura, piscicultura, entre outros.

As associações e cooperativas que compõem a cadeia produtiva dos APLs estão nos municípios de Alagoa Nova, Araçagi, Areia, Belém, Juarez Távora, Matinhas, Natuba, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Salgado de São Félix, Marcação, Princesa Isabel, Passagem, Livramento, Serra Branca, Caturité, Salgadinho, Prata, Lucena, Mari, Pombal, Piancó, Poço Dantas, Poço José Moura, Condado, Campina Grande, Sumé, Aparecida e Jericó.