logo paraiba total
logo paraiba total

Três municípios da Paraíba comemoram emancipação política nesta quarta-feira (24)

24 de setembro de 2014

Três municípios, localizados em variadas regiões do Estado da Paraíba, celebram nesta quarta-feira (24), seus respectivos aniversários de emancipação política. Os aniversariantes do dia são: Água Branca, São José de Piranhas e Soledade.

Dois deles foram emancipados no mesmo ano, e por isso, também celebram nesta data 129 anos de criação institucional. O terceiro deles, é mais novo em idade e completa 55 anos.

Conheça um pouco das potencialidades econômicas, culturais e sociais de cada um dos aniversariantes do dia, distribuídos abaixo em ordem alfabética:

01. Água Branca (Celebrando 55 anos)

Localizado na Microrregião da Serra de Teixeira, distante a 309 Km da Capital  e com uma área territorial de 220,6 km², Água Branca, possui uma população estimada em 9. 990 habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2013. Sua base econômica é agricultura familiar, com a produção de feijão e milho. Ainda se destaca na pecuária, com o rebanho bovino e caprino. Água Branca é conhecida por fazer uma das maiores festa de São Pedro da Serra de Teixeira. A localidade também está no ranking das cidades com maior porcentagem de católicos (97,55% da sua população) e tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição. Sua principal comemoração profana é a Festa do Brega, realizada também nesta data.

02. São José de Piranhas (Celebrando 129 anos)

Conhecida como “A terra do poeta-repentista Pedro Bandeira Pereira de Caldas”, São José de Piranhas fica situada na Microrregião de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba. De acordo com o IBGE de 2010, sua população estima-se em 18.062 habitantes e sua área territorial é de 677km². Sua emancipação ocorreu em 1885. São José de Piranhas está a 677,2 Km de João Pessoa, limita-se ao Norte com Cajazeiras e Cachoeira dos Índios, ao Leste com Carrapateira e Aguiar, ao Oeste com Monte Horebe e Serra Grande e ao Sul com Barro (CE).

03. Soledade (Celebrando 129 anos)

Com uma população estimada pelo IBGE de 2010, de 13.739 habitantes, distribuídos em sua área de 560 km², Soledade, localizada a 165 km da Capital também foi emancipada em 1885. Sua economia centra-se na produção agrícola e na pecuária, possuindo inda expressividade no comércio concentrado na sua principal avenida, que corta a zona urbana local. A economia dos rebanhos caprinos sustem-se por produtos como queijo e leite, além da exposição dos animais em leilões por todo o Brasil. Apesar do clima seco, a criação de caprinos, animais resistentes às altas temperaturas, é bem sucedida e também movimenta a economia da cidade.