logo paraiba total
logo paraiba total

Cacimba de Dentro comemora 55 anos de emancipação política neste sábado (27)

27 de setembro de 2014

Localizado na Microrregião do Curimataú Oriental, a exatos 160 km da Capital, Cacimba de Dentro, é um dos municípios paraibanos que celebra neste sábado (27), seus 55 anos de emancipação política. A sua independência no aspecto administrativo, ocorreu em 1959, quando se desmembrou da vizinha cidade de Araruna.

A origem do nome da localidade deve-se ao fato de existirem na sua propriedade primitiva duas cacimbas de água potável, a “velha” e a “nova”, sendo esta última mais para dentro da mata, daí o nome com que foi batizado o povoado e, posteriormente, a cidade.

Conta com uma população estimada de 16.748 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, distribuídos em uma área de 163,6 km². A localidade fomenta sua economia por meio do seu pequeno comércio e a agricultura familiar.

Na parte sociocultural, Cacimba de Dentro, destaca-se pela tradicional festa do Padroeiro Santo Antonio, em 13 de Junho; o São João em 24 de Junho; e a Corrida de Motocross, que este ano acontecerá neste domingo (28).