logo paraiba total
logo paraiba total

Após recuo, preço dos aluguéis sobe 3,54% em outubro

30 de setembro de 2014

O período de alívio no bolso de quem paga aluguel acabou. Após quatro meses de recuo, o Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M) voltou a avançar em setembro, com uma alta de 0,20%. Em 12 meses, o indicador, que é usado para atualizar os valores na maior parte dos contratos de locação, acumulou aumento de 3,54%. Isso significa que quem tem reajuste anual de aluguel em outubro deve ter um aumento nessa proporção.

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), responsável pelos cálculos, a variação em 2014 alcançou 1,76%. A expectativa é de que, até o fim do ano, o IGP-M acumule uma alta de 3%, ante os 5,5% observados em 2013. Essa previsão, contudo, poderá ser superada se o dólar continuar se valorizando fortemente, como nas últimas semanas.

O economista da LCA Consultores Fábio Romão lembrou que a cotação da divisa afeta diretamente o IGP-M, que tem vários produtos importados na sua composição. “Desde abril, o dólar estava abaixo de R$ 2,30, o que permitiu que o índice se mantivesse mais controlado. Agora, se a volatilidade continuar por um período prolongado, pode afetar o indicador”, analisou.