logo paraiba total
logo paraiba total

Catingueira celebra neste sábado (04) seus 55 anos de emancipação política 

4 de outubro de 2014

Localizada na Região Metropolitana de Patos, no Sertão do Estado, Cantigueira, comemora neste sábado (04) seus 55 anos de emancipação política. Foi elevada à categoria de cidade por meio da Lei Estadual de Nº 2.144/1959, quando foi desmembrada do município de Piancó. 

Rica de belezas naturais, Catingueira, que fica a 317 km da Capital e que possui uma área de 529,456 km², destaca-se pela sua imponente Serra da Catingueira, pela receptividade do seu povo e de modo especial durante a Festa do Padroeiro São Sebastião. 

A base da sua economia é relacionada à agricultura, por meio do cultivo de feijão, milho, batata e algodão, apenas nos períodos de inverno. A produção animal é de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves. Também são fatores de menor escala, o comércio, extrativismo e o serviço público. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, sua população era estimada em 4.823 habitantes. 

O vocábulo Catingueira, utilizado para denominar o atual município, é originário de uma grande árvore, de mesmo nome (Caesalpinia pyramidalis), que havia às margens da estrada, que servia de abrigo para os viajantes na época de seus primórdios.

Atualmente, Catingueira limita-se ao Norte com Pombal, Cajazeirinha, São Bentinho e Condado; ao Sul com Imaculada; ao Leste com Santa Terezinha; e a Oeste com Coremas, Emas e Olho D’Água.