logo paraiba total
logo paraiba total

Taperoá festeja nesta segunda-feira (06) seus 128 anos de emancipação política 

6 de outubro de 2014

“A princesa do Cariri”, Taperoá, comemora nesta segunda-feira (06), seus 128 anos de emancipação política. O município localizado no Planalto da Borborema, a 216 km da Capital, que possui uma área de 663 km², altitude de 532m acima do nível do mar, e clima tropical seco, característico do Sertão paraibano, tornou-se famoso por nele transcorrer toda a história da peça teatral e filme “Auto da Compadecida”, do eterno escritor paraibano Ariano Suassuna, que tinha a cidade como sua ‘Terra Natal”, apesar de ter nascido em João Pessoa.

Taperoá, também viveu em 2007, bons momentos com as gravações da microssérie “A Pedra do Reino”, escrita ainda por Ariano Suassuna. Na época, na localidade foi montada uma cidade cenográfica onde foi gravada a história, com a participação de artistas locais e da Rede Globo de Televisão. 

É uma cidade de pequeno porte, sua população é de 14.936 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010). Limita-se com os municípios de Salgadinho, Passagem e Assunção (ao Norte), com Juazeirinho e Gurjão (à Leste), com Desterro, Passagem e Teixeira (à Oeste) e com Livramento e São José dos Cordeiros (ao Sul).

O nome Taperoá, dado à localidade, tem várias traduções. Somente o escritor José Leal apresenta duas. Uma diz que taper-uá vem de morador de taperas, aldeia abandonada e a outra que taper-uá era o nome de andorinha, no linguajar indígena. 

Na área da cidade atual, segundo alguns historiadores, em 1912, Taperoá foi saqueada por cangaceiros e as paredes da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, serviram de trincheira aos bandoleiros e o palco do confronto se tornou conhecido como “Chã de Bala”, posteriormente virou a sua principal via urbana, a Rua Manoel de Farias Castro.

A economia da cidade gira em torno da agricultura, da pecuária e do comércio. Taperoá ainda conta com belas paisagens e pontos turísticos, tais como os Sítios Arqueológicos “Lagoa do Escuro”  e “Pau Leite”, a Serra do Pico, a Pedra Furada e as históricas igrejas de São Sebastião e de Nossa Senhora da Conceição.

Entre seus filhos ilustres estão: O repentista que tocava a viola com a mão esquerda Elísio Félix da Costa (Canhotinho), os cantores Juberlino Martins Levino (Fuba de Taperoá) e o também compositor Vital Farias, além dos instrumentistas José de Abdias (Rei dos Oito Baixos) e Manoel Valdivino da Silva (Zito Borborema).