logo paraiba total
logo paraiba total

Semana de Ciência e Tecnologia terá mais de 20 eventos na Paraíba

7 de outubro de 2014

A Paraíba inicia no dia 13 de outubro as atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNTC) 2014. Em cinco cidades (João Pessoa, Campina Grande, Sumé, Mulungu e Sousa), o Sebrae Paraíba, em parceria com cerca de 20 instituições, irá realizar mais de 20 eventos gratuitos, que irão levar capacitação e orientação a empresários e discutir temas relevantes para pesquisadores e profissionais de diversas áreas.

Ao longo de quase 15 dias, serão promovidas palestras, oficinas, apresentações culturais e exposições. Os eventos irão destacar o contexto da inovação em diferentes áreas e atividades econômicas, como gastronomia, tecnologia, agronegócios, design, sustentabilidade e varejo.

“Somando a experiência e o conhecimento de várias instituições, como as universidades federais e o IFPB, estamos ofertando um conjunto de atividades para estimular a inovação nas empresas. Iniciativas como estas contribuem para o melhor entendimento do que de fato é inovação e como ela pode ser aplicada nos negócios”, afirma o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae Paraíba, Fernando Ronaldo.

Na programação, destacam-se o Inova Gastronomia (João Pessoa), Inova Sertão (Sousa), Encontro de Inovação e Sustentabilidade da Caprinovinocultura do Cariri Paraibano (Sumé), Show Room Tecnológico – Máquinas e Equipamentos para Segmento Mobiliário (Campina Grande), Seminário Desafios e Oportunidades na Economia do Conhecimento (João Pessoa), Convenção Paraibana de Supermercados – Consuper (João Pessoa) e Congresso Paraibano de Excelência em Gestão – Conpeg (João Pessoa).

A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. A finalidade principal é mobilizar a população a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia. Este ano, a Semana tem como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Principais eventos:

– Inova Gastronomia (João Pessoa) – 21 a 23 de outubro

A terceira edição de um dos maiores eventos de gastronomia do Estado irá discutir os sabores e aromas das raízes históricas da culinária paraibana. O evento é promovido pelo Sebrae em parceria com Fecomércio/Sesc/Senac e irá reunir 40 chefs locais, nacionais e estrangeiros, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac, na praia do Cabo Branco. Durante os 3 dias, haverá 14 aulas show, o Fórum de Gastronomia Paraibana (palestras e casos de sucesso), exposições em um restaurante modelo (Restaurante da Eugênia), feirinha cultural e gastronômica.

– Inova Sertão (Sousa) – 16 a 19 de outubro

A Feira de Inovação dos Pequenos Negócios do Sertão Paraibano irá mostrar o potencial produtivo desta região. As atividades do evento têm como base os 8 Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam tornar o mundo melhor, mais solidário e justo. O evento vai contar com 25 estandes, educação empreendedora, exposições, atrações culturais, espaço lazer, espaço de tecnologia grupos de discussão, giro de ideias, Encontro dos Prefeitos, exposição de potencialidades da região, cine clube, biblioteca virtual, praça de alimentação, salão de jogos educativos, entre outros espaços. Durante o Inova Sertão serão realizados ainda os seguintes eventos paralelos: II Seminário Oportunidades de Investimento, VI Enserleite – Encontro Sertanejo do Leite, II Congresso de Agronegócios, III Seminário Mulheres de Negócio, II Encontro de Empretecos do Sertão Paraibano e 1° “Mostra Tua Cara”.

– Show Room Tecnológico de Máquinas e Equipamentos para o Segmento Mobiliário (Campina Grande) – 14 a 16 de outubro

Segunda edição do evento que irá apresentar o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos, software, ferramentas e insumo para o setor. Também serão realizadas oficinas tecnológicas.

– Seminário Oportunidades e Desafios na Economia do Conhecimento (João Pessoa) – 22 e 23 de outubro

O evento tem como objetivo aproximar as pesquisas e tecnologias desenvolvidas nas instituições de ensino superior do mercado empresarial, atraindo a comunidade acadêmica para atuar na economia do conhecimento, com foco no empreendedorismo. As palestras acontecerão no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa.

– Consuper (João Pessoa) – 21 a 23 de outubro

A Convenção Paraibana de Supermercados reúne empresários dos setores supermercadistas e atacadistas no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.

– CONPEG (João Pessoa) – 22 e 23 de outubro

Em sua terceira edição, o Congresso Paraibano de Excelência em Gestão (Conpeg) abordará a inovação organizacional como diferencial competitivo para as organizações, através de palestrantes renomados e casos de sucesso nacionais. O congresso visa disseminar o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) em seus diversos critérios, difundindo conceitos e técnicas e incentivando a melhoria da gestão. Também serão realizados o Seminário de Benchmarking, Feira de Networking e Negócios e a Cerimônia de entrega do Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão.O evento tem apoio do Paraíba Total.