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Empresários e gestores públicos discutem compras governamentais em Alhandra

7 de outubro de 2014

Microempresários, microempreendedores individuais, agricultores familiares e representantes da prefeitura de Alhandra participam, nesta quarta-feira (8), do Seminário Regional de Compras Governamentais. O evento será realizado no Centro Social Urbano Gilberto Valério, em Alhandra, e tem como objetivo aproximar os pequenos negócios do setor público, além de prestar orientações e capacitações. 

Este é o segundo seminário realizado este ano pelo Sebrae Paraíba e ainda acontecerão mais cinco até o final de 2014 (Cuité, Monteiro, Jacaraú, Sousa e Cajazeiras). O primeiro foi em Bananeiras, no dia 27 de agosto. A proposta do evento é fomentar as compras governamentais de acordo com o que determina a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Segundo a Lei, o poder público deve realizar licitações exclusivas para as micro e pequenas (aquelas que faturam até R$3,6 milhões por ano) com valores até R$80 mil. Além disso, as MPE têm prioridade em caso de empate nos pregões presenciais. Na Paraíba, de acordo com dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado, 48% das compras do Governo do Estado foram realizadas com os pequenos negócios. Em Alhandra, este percentual é maior: 65%.

“Na Paraíba, no entanto, cerca de 98% das empresas são micro e pequenas, por isso queremos incentivá-las a vender mais para o setor público. Faremos uma grande discussão em torno deste tema e os empresários e agricultores familiares terão as informações necessárias para se tornarem fornecedores do governo. Ao mesmo tempo, os gestores públicos saberão como receber essas demandas”, destacou o gestor de políticas públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda.

Ele destacou que o poder público, ao adquirir produtos e serviços dos pequenos negócios locais, incentiva a circulação de recursos nos municípios. “A participação das MPE de Alhandra nas compras governamentais é maior que a média do Estado e de vários outros municípios. A cidade também já possui a Sala do Empreendedor e agentes de desenvolvimento atuantes. Tudo isso facilita o entendimento do empresário sobre como se tornar um fornecedor do governo”, completou Luciano.

Para participar do Seminário, é preciso inscrever-se previamente pelo site (http://www.compralegalpb.com.br) ou pelos telefones (83) 9305-5875 e 0800-570-0800. A inscrição é gratuita. O evento será realizado durante todo o dia, no Centro Social Gilberto Valério, em Alhandra, das 8h às 14h30. Na primeira etapa do seminário haverá palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios. Posteriormente, as atividades serão divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos).

Serviço

Seminário Regional de Compras Governamentais

Data: 8 de outubro de 2014

Hora: 8h às 14h30

Local: Centro Social Urbano Gilberto Valério (Rua Nossa Senhora da Assunção, s/n, Centro, Alhandra)

Inscrições gratuitas: http://www.compralegalpb.com.br / (83) 9305-5875 / 0800-570-0800

Programação

8h – Credenciamento e café de boas vindas

8h30 – Abertura institucional

9h – Palestra Compras Governamentais como oportunidade de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local

Palestrante: Francisco Nunes de Almeida

10h40 – Projeto Compras PB

Palestrante: Luciano Holanda – Gestor de Políticas Públicas / Sebrae Paraíba

Sala 1: PARA EMPRESÁRIOS

11h – Palestra: Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público

Palestrante: Eduardo Bezerra

12h – Almoço

13h30 – Palestra: Como vender para o Governo do Estado da Paraíba

Palestrante: Ana Maria Nóbrega

14h30 – Palestra: Como interpretar editais e se preparar para participar das licitações

Palestrante: Nielson Correia

Sala 2: PARA GESTORES PÚBLICOS

11h – Palestra: Elaboração de editais com benefícios para MPE

Palestrante: Elton Santos

12h – Almoço

13h30 – Palestra: Incluindo a micro e pequena empresa nas compras públicas.

Palestrante: Eduardo Bezerra

14h30 – Palestra: Como utilizar as políticas PNAE/PAA para o desenvolvimento local.

Palestrante: Marta Batista

Sala 3: PARA AGRICULTURA FAMILIAR

11h – Palestra: Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA

Palestrante: Marta Batista

12h – Almoço

13h30 – Palestra: Elaboração de proposta para participar da chamada pública

Palestrante: Danylo Aguiar

14h30 – Palestra: Normas de segurança para fornecimento de alimentos

Palestrante: Djanira Lucena – Agevisa