logo paraiba total
logo paraiba total

Conceição festeja seus 133 anos de emancipação política nesta quarta-feira (08)

8 de outubro de 2014

“A princesa do Vale”, Conceição, comemora nesta quarta-feira (08), seus 133 anos de emancipação política. O município localizado na Microrregião de Itaporanga e na Região Metropolitana do Vale do Piancó, a 482 km da Capital, possui uma área de 579,4 km², e clima tropical seco, característico do Sertão paraibano.

A cidade é berço de renomados artistas como a cantora Elba Ramalho, os cantores Pinto do Acordeon e Jailson Santos, e ainda o maestro e compositor José Siqueira, que foi membro fundador da Academia Brasileira de Musica e da Academia Brasileira de Letras e regeu as maiores orquestras do mundo, como a Sinfônica da Filadélfia, de Detroit, nos Estados Unidos, e a também mais famosa do mundo, a Orquestra Filarmônica de Moscou.

É uma cidade de pequeno porte, sua população é de 18.363 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010). Limita-se com os municípios de Bonito de Santa Fé (ao Norte), com São José de Caiana, Diamante Ibiara e Santana de Mangueira (à Leste), com Mauriti – CE (à Oeste) e com Santa Inês (ao Sul)

A economia da cidade gira em torno da agricultura familiar, da pecuária do pacato comércio e da renda do funcionalismo público. Entre as suas principais comemorações estão: As Festas de Emancipação Política da cidade e da Padroeira, que tem o seu nome “Nossa Senhora da Conceição”, além dos tradicionais festejos de Carnaval e São João, vaquejadas e passeios ciclísticos.