logo paraiba total
logo paraiba total

Fundação Casa de José Américo realiza Encontro Turístico-Cultural

13 de outubro de 2014

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza o Encontro sobre Pontos Turísticos do Litoral Paraibano. O evento acontece na próxima quinta-feira (16), às 17h, na sede da Fundação na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

O encontro será destinado aos representantes das principais entidades que integram o trade turístico paraibano. O presidente da FCJA, Damião Ramos Cavalcanti, destaca a importância do evento, que vai ressaltar as potencialidades turísticas do espaço localizado entre o Busto de Tamandaré e a Praia da Penha, na Capital paraibana.

“O espaço turístico-cultural do Litoral Sul é integrado pelos seguintes destaques: Busto de Tamandaré, Fundação Casa de José Américo [museu e mausoléu], Estação Ciência, Farol, Ponta do Seixas, Praia e Santuário da Penha. Nesse contexto, os participantes terão a oportunidade de discutir, o potencial turístico da Fundação Casa de José Américo, após sua reinauguração”, adiantou Damião.

Equipamentos renovados

Auditório Juarez da Gama Batista – Com capacidade para acolher cerca de 100 pessoas, o arquiteto Gilberto de Almeida Ferreira Guedes projetou um novo layout, dentro dos padrões de acessibilidade. Foram substituídos todo mobiliário, piso, instalações elétricas, sistema de sonorização, iluminação e climatização. Com isso, o auditório, com instalações mais confortáveis, pode cumprir a função de acolher mais eventos culturais, inclusive com o funcionamento do Cine José Américo. Ao seu lado, o amplo salão e o espaço de exposições.

Mausoléu – O monumento que guarda os restos mortais de José Américo de Almeida e sua esposa, dona Alice, chama atenção dos visitantes. Foi revitalizado  respeitando a configuração original do projeto do arquiteto indiano Bahram Khorramchachi. Instalado no pomar, segundo a ex-secretária particular, Maria de Lourdes Lemos, José Américo sempre manifestava o desejo de ser sepultado no local onde, segundo ele, teria vivido bons momentos de sua vida.