logo paraiba total
logo paraiba total

Serraria também celebra 117 anos de emancipação política nesta segunda-feira (13)

13 de outubro de 2014

Mais um município paraibano que está em festa nesta segunda-feira (13), é Serraria, que celebra seus 117 anos de emancipação política. Sua independência administrativa ocorreu por meio da Lei Estadual de Nº 80/1897, quando deixou de ser vila. 

Pertence à Microrregião do Brejo Paraibano e localiza-se a 89 quilômetros da capital João Pessoa possui uma população estimada de 6.185 habitantes, segundo IBGE de 2010, distribuidos na extensão de 75,3 km² de área. 

Serraria é famosa pela sua paisagem serrana e seu clima agradável. Possui muitos pontos turísticos, tais como: A Igreja Matriz, os casarões antigos da Praça Central, o Portal da Glória, os engenhos Baixa Verde, Laranjeiras e Martiniano, a Cachoeira do Funil, a Pedra da Furna, a Pedra do Urubu, a Mata do Grilo e a Cachoeira da Glória. 

O município teve como sua base econômica a agricultura com o cultivo de café e cana-de-açúcar, onde sua produção era absorvida pelos engenhos locais que fabricavam rapaduras, açúcar mascavo, aguardentes e caxixis. O município teve 47 dessas unidades de produção, anos depois extintos com o aparecimento das grandes usinas.

A cultura da banana transformou-se, portanto, nos últimos anos, na principal atividade econômica de Serraria. O município não possui indústrias, mas pretende, pelas suas classes produtoras, transforma-se em sede de empreendimento agroindustrial para a fabricação de doces e farinha de banana, para exportação. Em pequenas áreas do município também estão plantadas laranjais. Outra atividade permanente na agricultura de Serraria é a produção da mandioca, em quantidade suficiente para manter diversas casas-de-farinha em constante operação.

No aspecto sociocultural, Serraria é destaque pela promoção de Cavalhadas, conhecidas pelo nome de Corrida das Argolinhas, e ainda pelos torneios de futebol amador. A população de Serraria é predominantemente Católica. A sua principal festa religiosa é promovida no dia 31 de dezembro, data consagrada ao Sagrado Coração de Jesus.