logo paraiba total
logo paraiba total

Montadas comemora nesta terça-feira (14) seus 51 anos de emancipação política

14 de outubro de 2014

Situada a 137 km da Capital, na Mesorregião do Agreste paraibano, mais precisamente na região Metropolitana de Esperança, a cidade de Montadas, celebra nesta terça-feira (14), seus 51 anos de emancipação política. A sua independência administrativa, ocorreu em 1963, pela Lei Estadual de Nº 3.088, e ela conta com uma população estimada de 4.990 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Igualmente com a cidade de Cuité divide o título de cidade a mais alta do Agreste paraibano, sendo ambas consideradas, 5ª mais Alta da Paraíba e a 49° do Brasil. Isso ainda garante a Montadas um clima especial, com maior umidade do que as cidades adjacentes, de climasemiárido.

Trata-se de um Município de pequena extensão, de 32 km² de área, que tem como limites, ao Norte – Areial, ao Sul – Puxinanã, ao Leste – Esperança, e Lagoa Secae a Oeste – Pocinhos.

O nome Montadas foi dado pelos vaqueiros que campeavam com o seu gado no passado. O gado se perdia na vegetação e os vaqueiros não conseguiam encontrá-los. Eles alegavam que o gado tinha ficado amontoados na “Montada”, que era um pequeno tanque de água fechado pela mata densa, onde matavam a sede. Daí, o Distrito de Montada passou a ser a cidade de Montadas, ganhando um acréscimo de um (S) na sua independência.

No turismo, Montadas se destaca com a visitação ao Vale dos Mastodontes, uma faixa de terra que inicia no município e segue até Souza, no Sertão paraibano, onde se encontra o Vale dos Dinonosauros.  Outras formas de lazer locais são o Ginásio Poliesportivo Antônio Veríssimo de Souza, “O Verissão”, e o Módulo Esportivo Álvaro Gaudêncio Filho, onde são realizadas as práticas desportivas e competições da cidade e região.