logo paraiba total
logo paraiba total

São Francisco comemora 18 anos de emancipação política neste domingo (19)

19 de outubro de 2014

Localizada na microrregião de Sousa, no Sertão paraibano, a cidade de São Francisco atinge sua maior idade e comemora neste domingo (19) seus 18 anos emancipação política. A localidade que ocupa uma área de 95,054 km², possui uma população estimada, de acordo com censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, de 3.349 habitantes.

Limita-se ao Norte com o município de Santa Cruz, ao Leste com Pombal, a Oeste com Sousa e ao Sul com Aparecida. A distância entre a cidade de São Francisco e João Pessoa (capital), é de 429 km. Foi elevada à categoria de município através da Lei de Nº 5.907/1994.

No passado, a economia de São Francisco mostrou-se promissora na produção de algodão herbáceo. Nos dias atuais, a sua base econômica tem sido a criação de gado leiteiro e de abate para o atendimento das necessidades locais e da região, além da agricultura familiar e do seu pacato comércio varejista.

Atualmente, em São Francisco ainda predomina a religião católica e a cidade tem como Padroeiro São Francisco de Assis, festejando também neste mês de outubro.