logo paraiba total
logo paraiba total

Tasca da Esquina divulga estabelecimento com worshop sobre azeite 

20 de outubro de 2014

Uma ação de comunicação que reuniu sabor, conhecimento, saúde e, é claro, bastante sofisticação. O restaurante Tasca da Esquina, localizado em Manaíra, na Capital, reuniu mulheres de destaque da sociedade paraibana para uma iniciativa com o objetivo de promover o local, a gastronomia e os produtos. O renomado chef português Vitor Sobral, que se divide entre as três unidades do restaurante – João Pessoa, Lisboa e São Paulo – promoveu o workshop Azeite em Três Tempos, apresentando o óleo além dos rótulos.

Vitor, que é uma das figuras mais influentes na gastronomia européia e já tem vários livros publicados, inclusive com venda disponível na Tasca da Esquina,  explicou que o azeite é largamente utilizado em todos os pratos da gastronomia portuguesa, inclusive nos doces, e falou ainda sobre os tipos, diferenças e quais deles devem ser usados em cada etapa do preparo. No menu, sopa fria de tomates com queijo de cabra e azeite de coentro, salada de polvo com vinagrete e bacalhau cozido no azeite de salsa. Todos os pratos foram desenvolvidos com o azeite da marca Andorinha, nas formas verde e madura.

O produto – O azeite de oliva, ao contrário de outras gorduras, empresta aos alimentos um sabor complexo e agradável, acrescentando sabor imediato ao mais simples dos legumes. O Brasil está hoje entre os sete maiores importadores de azeite do mundo. Como não produz em escala industrial expressiva, os rótulos comercializados por aqui são estrangeiros. Só no ano passado, compramos mais de 70 mil toneladas de azeite de fora. De acordo com dados mais recentes do Conselho Oleícola Internacional (COI), 88% das importações vieram de Portugal (57%) e países do Mediterrâneo, como Espanha (25%), Itália (6%) e Grécia(1%), onde o clima é mais propício ao cultivo das oliveiras. Nos últimos anos, rótulos produzidos na América do Sul, como argentinos (11%) e chilenos (1%), também ganharam espaço no mercado brasileiro. 

Serviço –  Tasca da Esquina  – Av. Pombal, 255, Manaíra  – (83) 3023-8080, 8837-9874 e 9349-6803