logo paraiba total
logo paraiba total

GM contabiliza 29 mortes ligadas ao recall

20 de outubro de 2014

Subiu para 29 o número de mortes relacionados a um componente de ignição defeituoso em veículos da General Motors. A informação consta no relatório sobre acidentes, divulgado nesta segunda-feira (20) pelo advogado que supervisiona o processo.

Desde que começou a aceitar pedidos de indenização em 1º de agosto, a GM já recebeu um total de 1.371 queixas envolvendo mortes e ferimentos. A montadora tem sido criticada neste ano por ter esperado 11 anos para começar a fazer recalls de milhões de carros com problemas na ignição e vinculados às mortes. A ignição pode sair de posição, desligando o veículo e desativando air bags. O defeito no componente levou a um recall de 2,6 milhões de veículos este ano.

Até agora, 52 pedidos de indenização foram aprovados, incluindo as 29 mortes e 25 feridos, segundo o relatório. As queixas poderão ser recebidas até 31 de dezembro em nome de indivíduos feridos ou mortos em acidentes que podem ter sido causados pelo defeito.

No Brasil. A General Motors convocou os proprietários das 1.795 unidades vendidas do Sonic 2014 para o agendamento da inspeção e eventual substituição do tanque de combustível. De acordo com a montadora, um problema na fabricação do reservatório pode ocasionar vazamentos que podem gerar incêndio. 

Em setembro, os proprietários do Chevrolet Omega, modelos 2008 a 2010, fabricados entre 12 de abril de 2007 a 11 de agosto de 2011, foram chamados para verificar uma possível falha na chave de ignição de suas unidades. De acordo com a Chevrolet, 2.071 unidades estão envolvidas neste recall. As peças de substituição, no entanto, ainda não estão disponíveis. 

Já em agosto, 1.821 unidades vendidas do Chevrolet Camaro, modelo 2011, tiveram uma avaria no pino de articulação do mecanismo regulador de altura dos bancos dianteiros. O pino apresenta a possibilidade de soltura e consequente perda de sustentação do assentos, permitindo a livre movimentação do banco, para cima ou para baixo, e a perda da dirigibilidade, com risco de acidentes e lesões graves. O agendamento de todos os modelos pode ser feito imediatamente pela Central de Relacionamento Chevrolet no 0800 702 4200.