logo paraiba total
logo paraiba total

Profissionais de eventos buscam capacitação para atender demanda do setor

20 de outubro de 2014

Levantamento divulgado pelo Sebrae Nacional e pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) revelou que, nos últimos 12 anos, o setor de eventos cresceu aproximadamente 14% ao ano, aumentando a sua participação no PIB do país de 3,1%, em 2001, para 4,32%, em 2013. Os dados revelam um cenário promissor para quem deseja trabalhar no segmento. Aproveitando este crescimento, empresários e empreendedores paraibanos estão se capacitando para atender a demanda do mercado.

O II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil revelou que o setor vem crescendo substancialmente nos últimos 12 anos, mas ainda existem diversas oportunidades de negócios que ainda podem exploradas para que o Brasil entre definitivamente no mapa mundial dos eventos. Nos últimos 12 anos, o setor cresceu aproximadamente 14% ao ano, aumentando a sua participação no PIB do país de 3,1%, em 2001, para 4,32%, em 2013. O levantamento foi apresentado pelo Sebrae Nacional e pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) nessa terça-feira (14), em São Paulo, na sede da Fecomércio.

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o setor de eventos oferece inúmeras oportunidades, mas é preciso ter conhecimento sobre o que se vai trabalhar, com planejamento e organização. “João Pessoa tem grandes potencialidades para sediar eventos técnico-científicos, corporativos e comerciais. Empresários, profissionais e estudantes devem estar atentos a esse potencial e se capacitarem para contribuir com o desenvolvimento desse mercado na capital e em todo o estado”, destacou a gestora.

Novos empreendedores – Na próxima terça-feira (21), cerca 25 novos profissionais que participaram do Curso de Formação de Empreendedores em Eventos, promovido pelo Sebrae Paraíba, se formam na Casa Roccia, às 19h. Ao longo de seis meses, o grupo participou de oito módulos de aulas, com 200 horas de aulas e que contou com  facilitadores com experiência e renome nacional, como Tânia Trevisan, Líbia Macedo, Ney Huberto Neves, Vanessa Martin. Outros facilitadores locais importantes, como Izabel Morais, Ferdinando Lucena, Alexsandra Gomes e Maria Rita Peres, também estiveram contribuindo para o curso. Eles aprenderam práticas de habilidades específicas como o planejamento, a organização, a gestão e a realização de eventos dos mais diferentes tipos.

A gestora em Marketing Marleide Brandão e concluinte do Curso de Formação de Empreendedores em Eventos destacou a importância do aprendizado para sua vida profissional. “O curso me proporcionou uma visão ampliada do universo de eventos e mais conhecimento na área e levo como aprendizado: as principais ferramentas que são necessárias para o verdadeiro sucesso de um evento”, disse.

Ao longo dos últimos anos, cerca de 220 pessoas já participaram do Curso de Formação de Empreendedores em Evento promovido pelo Sebrae Paraíba. A capacitação é voltada para promotores de eventos, gerentes de eventos da rede hoteleira, estudantes de turismo, agências de receptivo que desejam trabalhar com eventos e negócios, representantes de agências e centros de convenções, além das pessoas que desejam investir no ramo.