logo paraiba total
logo paraiba total

Demanda de empresas por crédito sobe em setembro, diz Serasa

20 de outubro de 2014

A demanda das empresas por crédito cresceu 6,6% em setembro ante agosto, segundo a Serasa Experian. Na comparação com setembro do ano passado, houve alta de 19,1%, enquanto no acumulado do ano a expansão é de 4,3% sobre igual intervalo de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa, a maior quantidade de dias úteis em setembro deste ano (o feriado do dia 7 caiu num domingo), a sazonalidade mais forte devido à necessidade de formação de estoques para o Dia das Crianças e as medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo Banco Central ao final de agosto impactaram positivamente a demanda das empresas por crédito.

O crescimento mensal da demanda por crédito em setembro foi concentrado nas micro e pequenas empresas, cuja expansão foi de 7,1%. Já nas médias empresas a busca por crédito ficou estagnada, ao passo que nas grandes empresas ocorreu retração de 0,3%. No acumulado do ano, as grandes empresas lideraram a alta da demanda, com expansão de 7,3%. Nas micro e pequenas empresas o crescimento neste mesmo período foi de 4,7%. E nas médias empresas houve recuo de 3,1%.

O maior crescimento da demanda ocorreu nas empresas do setor comercial, com alta de 8,0% em setembro ante agosto. Na indústria o crescimento foi mais moderado, de 5,2%, e nas empresas de serviços a alta foi de 5,4%. Na análise por região, a demanda avançou mais intensamente no Sul e Sudeste, com altas de 9,9% e de 6,9%. No Norte o avanço foi de 4,8%, ligeiramente superior aos 4,5% verificados no Centro-Oeste, e no Nordeste a demanda cresceu 3,6%.